Mundo

China ordena controles de radiação a alimentos importados do Japão

Especialistas insistiram nos últimos dias em que o país não corre perigo de sofrer contaminação direta por Fukushima

Escritórios de Pequim devem fazer testes dos produtos para garantir a segurança dos alimentos importados pela China (Paula Bronstein/Getty Images)

Escritórios de Pequim devem fazer testes dos produtos para garantir a segurança dos alimentos importados pela China (Paula Bronstein/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2011 às 07h20.

Pequim - As autoridades de supervisão de qualidade da China ordenaram controles de radioatividade a todos os alimentos importados desde Japão, por causa dos vazamentos dos reatores nucleares de Fukushima, informou nesta segunda-feira a agência oficial "Xinhua".

De acordo com os responsáveis da Administração Geral de Supervisão, Inspeção e Quarentena (AQSIQ), seus escritórios locais deverão fazer testes dos produtos "para garantir a segurança dos alimentos importados pela China".

Os alimentos são uma das principais exportações da China ao Japão, enquanto as importações chinesas desta categoria do arquipélago vizinho representam apenas 0,33% do total.

Especialistas chineses insistiram nos últimos dias em que a China não corre perigo de sofrer contaminação direta pela radiação de Fukushima, embora Pequim tenha aumentado as medidas de prevenção.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoÁsiaChinaJapãoPaíses ricosTrigoUsinas nucleares

Mais de Mundo

Eleição na Alemanha mostra avanço da insatisfação e do voto conservador

Análise: eleição mostra que há novos muros na Alemanha

Eleições na Alemanha: conservadores vencem, mas precisam de alianças para governar

Papa Francisco: estado de saúde ainda é crítico, mas sem piora respiratória