Mundo

China recomenda reação prudente a foguete norte-coreano

Pequim considera que qualquer resposta da ONU "deve evitar qualquer escalada na situação atual"


	Foguete norte-coreano Unha-3 no centro espacial de Tangachai-ri: a China é pressionada para conter o aliado
 (Pedro Ugarte/AFP)

Foguete norte-coreano Unha-3 no centro espacial de Tangachai-ri: a China é pressionada para conter o aliado (Pedro Ugarte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2012 às 07h49.

Pequim - O governo da China pediu ao Conselho de Segurança da ONU prudência na reação ao lançamento de um foguete norte-coreano, afirmou o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores.

Pequim considera que qualquer resposta da ONU "deve ser prudente, apropriada, favorável à paz e à estabilidade na península coreana, e deve evitar qualquer escalada na situação atual", afirmou o porta-voz Hong Lei, no momento em que China é pressionada para conter o aliado.

"Lamentamos o lançamento realizado pela República Democrática da Coreia, apesar da extensiva preocupação da comunidade internacional", disse Hong.

O porta-voz destacou que o governo norte-coreano deve observar as "relevantes" resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

"Temos a esperança de que todas as partes mantenham a calma e juntos sustentem a paz e a estabilidade na península coreana".

De acordo com a imprensa estatal chinesa, Pequim vetará sanções "radicais" contra a Coreia do Norte porque o país não deseja isolar ainda mais Pyongyang ou exacerbar tensões na região.

A China é o principal aliado comercial da Coreia do Norte e também responsável por uma importante ajuda humanitária e, por isto, considerado um dos poucos países com poder de influência sobre o governo de Pyongyang.

De acordo com o ministério sul-coreano da Defesa, o satélite transportado pelo foguete de longo alcance lançado na quarta-feira pela Coreia do Norte entrou em órbita operacional, confirmando assim o aparente sucesso da missão.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaConselho de Segurança da ONUCoreia do Norte

Mais de Mundo

Ao lado de Macron, Trump diz que guerra na Ucrânia pode terminar 'em questão de semanas'

Trump diz que tarifas planejadas para o México e Canadá 'seguirão em frente' no próximo mês

Papa Francisco tem 'leve melhora' em quadro de saúde, mas estado ainda é crítico

Conheça a guerra que inspirou a série Game Of Thrones