Mundo

Cidade síria de Homs terá 3 dias de cessar-fogo, diz Rússia

Autoridades e a oposição armada sírias definiram uma trégua de três dias na cidade sitiada de Homs, disse o Ministério das Relações Exteriores russo


	Imagem da destruição na cidade síria de Homs: evacuação dos civis dos bairros afetados começou hoje, segundo a televisão oficial síria
 (AFP)

Imagem da destruição na cidade síria de Homs: evacuação dos civis dos bairros afetados começou hoje, segundo a televisão oficial síria (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2014 às 12h52.

Moscou - As autoridades e a oposição armada sírias definiram uma trégua de três dias na cidade sitiada de Homs para retirar todas as mulheres, as crianças, os homens maiores de 55 anos e os feridos do centro velho da cidade, anunciou nesta sexta-feira o Ministério das Relações Exteriores russo.

"Está previsto que crianças, mulheres, homens maiores de 55 anos e feridos possam abandonar sem impedimentos a região de combate. O representante da Chancelaria síria assegurou que serão realocados em centros de alojamento temporário", onde serão oferecidos comida e remédios, assinala um comunicado da pasta.

Ao mesmo tempo, "todos os moradores do centro velho de Homs que queiram ficar receberão a ajuda humanitária necessária", acrescenta o comunicado.

Segundo a televisão oficial síria, a evacuação dos civis dos bairros afetados começou hoje com a cooperação com a ONU, que mandou uma equipe ao centro da cidade para facilitar a saída dos civis, com efetivos do exército sírio.

A emissora exibiu imagens de uma fila de ônibus que esperavam a chegada dos evacuados para levá-los para outros lugares.

Essa evacuação foi estipulada durante a primeira rodada da conferência de paz de Genebra, entre 22 e 31 de janeiro, onde se sentaram pela primeira vez na mesma mesa representantes do regime e da oposição, com a mediação do enviado da ONU e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaONURússiaSíria

Mais de Mundo

Setor de entrega atrai gigantes chinesas ao Brasil com investimentos bilionários

Uruguai se despede do popular ex-presidente 'Pepe' Mujica

China anuncia suspensão de algumas contramedidas não tarifárias após negociações com os EUA

Qatar Airways fecha acordo para compra de até 210 aviões da Boeing durante visita de Trump