Mundo

Clima: quase 20% dos municípios decretaram emergência em 2010

No total, 1.084 cidades notificaram às autoridades problemas graves como enchentes ou estiagem

De acordo com os dados, 563 municípios brasileiros decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública devido à ocorrência de cheias (Alejandro Pagni/AFP)

De acordo com os dados, 563 municípios brasileiros decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública devido à ocorrência de cheias (Alejandro Pagni/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2011 às 14h49.

Brasília - Em 2010, quase 20% dos municípios brasileiros decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública por causa de eventos climáticos. No total, 1.084 notificaram às autoridades problemas graves como enchentes ou estiagem. Os números são da Agência Nacional de Águas (ANA), que vai divulgar amanhã (19) um novo panorama dos recursos hídricos no Brasil, com dados de 2010. Em comparação com 2009, o número de ocorrências caiu cerca de 40%.

De acordo com os dados, 563 municípios brasileiros decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública devido à ocorrência de cheias, causadas por chuvas acima da média histórica. Os estados mais atingidos foram São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco, Bahia e os da Região Sul.

Já a estiagem atingiu principalmente o Semiárido e a região Amazônica, que concentram a maioria dos 521 municípios que tiveram problemas severos com a falta de chuvas.

O Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2011 também trará dados sobre a qualidade das bacias brasileiras, a quantidade de água usada para irrigação, a geração hidrelétrica e a gestão dos recursos hídricos no país.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaAquecimento globalClimaDesastres naturaisEnchentes

Mais de Mundo

Trump vai suavizar o impacto das tarifas automotivas, diz jornal

EUA retoma bombardeios no Iêmen após ataque mortífero contra centro de migrantes

População estoca alimentos e relata desespero em meio a apagão em Portugal e na Espanha

Rubio disse ao chanceler russo que é hora de acabar com 'guerra sem sentido'