Mundo

Com 818 anos, família Melis é a mais longeva do mundo

No dia 1º de junho, os nove irmãos e irmãs, todos vivos, somavam 818 anos e 205 dias; a mais velha completa 105 anos amanhã

Sardenha em 2005: a Sardenha, onde mora a família, ostenta o recorde italiano e um dos recordes mundiais de longevidade
 (Stephan Agostini/AFP)

Sardenha em 2005: a Sardenha, onde mora a família, ostenta o recorde italiano e um dos recordes mundiais de longevidade (Stephan Agostini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2012 às 11h26.

Roma - Composta por nove irmãos que juntos somam mais de 818 anos, 105 dos quais correspondentes à mais velha, a família Melis, residente na Sardenha, ostenta o recorde mundial de longevidade, certificado pelo Guinness, informaram nesta terça-feira vários jornais italianos.

Segundo o jornal local L'Unione Sarda, "após sete anos de investigação nos cinco continentes, o Guinness confirmou que a família Melis ostenta o recorde mundial de longevidade".

Os Melis são procedentes de Perdasdefogu, na região de Ogliastra, no centro-oeste desta ilha italiana.

No dia 1 de junho de 2012, os nove irmãos e irmãs, todos vivos, somavam 818 anos e 205 dias. A mais velha, Consolata, que, por sua vez, tem nove filhos, 24 netos, 25 bisnetos e três tataranetos realizará na quarta-feira seus 105 anos.

A segunda é Claudia que, com 99 anos, é mais saudável que uma maçã e foi vista "na primeira fila na segunda-feira na missa de sua paróquia", segundo o L'Union Sarda.

É seguida por Maria, de 97 anos, que tem "alguns problemas de saúde há pouco tempo", de acordo com o jornal. Depois estão Antonio (93 anos), Concetta (91), Adolfo (89), que ainda trabalha em seu bar de Perdasdefogu, Vitalio (86) e Vitalia (81), que, como a caçula, Mafalda (78), vive em Cagliari.

Os diferentes jornais italianos informaram que a Sardenha, e, em particular, a zona de Ogliastra, ostenta o recorde italiano e um dos recordes mundiais de longevidade, com médias que alcançam as 22 pessoas centenárias para cada 100.000 habitantes, contra as 8 do resto da Itália.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFamíliaItáliaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Cardeais discutem situação financeira da Santa Sé, um dos desafios do novo papa

Trump diz não querer que China sofra com tarifas que impôs ao país

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses

O que acontece quando um país muda sua capital?