Mundo

Com crise na Venezuela, Cuba pede a Rússia envio de petróleo

Fontes da Agência de Informação do Petróleo disseram que o governo cubano pediu condições favoráveis de preço e financiamento à Rússia


	Raúl Castro: fontes da Agência de Informação do Petróleo disseram que o governo cubano pediu condições favoráveis de preço e financiamento à Rússia
 (Enrique De La Osa/Reuters)

Raúl Castro: fontes da Agência de Informação do Petróleo disseram que o governo cubano pediu condições favoráveis de preço e financiamento à Rússia (Enrique De La Osa/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2016 às 17h17.

O presidente de Cuba, Raúl Castro, pediu ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, ajuda para o abastecimento de petróleo da ilha diante da crise que atravessa a Venezuela – tradicional parceira de Havana. A informação é da Agência Ansa.

Fontes da Agência de Informação do Petróleo disseram que o governo cubano se viu obrigado a procurar ajuda internacional e pediu condições favoráveis de preço e financiamento à Rússia.

Na época da União Soviética, Moscou foi um parceiro estratégico de Cuba. As condições mudaram, no entanto, após a queda do regime comunista, quando o envio de recursos aos cubanos minguou.

A Venezuela, cuja economia é largamente baseada na exportação de petróleo, vendia o produto a preços reduzidos a Cuba. Com a redução dos preços da commoditie, no entanto, o país se afundou em uma crise que está tendo severas implicações, inclusive políticas.

Diante deste panorama, o governo de Raúl Castro anunciou recentemente que o recebimento do petróleo venezuelano seria reduzido e que economias deveriam ser feitas na ilha.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoAmérica LatinaÁsiaEuropaVenezuelaEnergiaRússiaCuba

Mais de Mundo

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão

Haddad lidera agenda estratégica para financiamento antes da COP30

Trump provoca tensões globais ao ordenar retomada dos testes nucleares

'Temos vagas': por que há tantos cartazes nas ruas de Buenos Aires?