Mundo

Comandante de Guantánamo é substituído após morte de civil

O comandante da base naval de Guantánamo foi substituído no cargo, após o início da investigação sobre a morte de um civil


	Bandeira dos Estados Unidos na base naval de Guantánamo
 (Chantal Valery/AFP)

Bandeira dos Estados Unidos na base naval de Guantánamo (Chantal Valery/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2015 às 19h45.

O comandante da base naval de Guantánamo foi substituído no cargo, na quarta-feira, após o início da investigação sobre a morte de um civil americano na instalação militar, informou a Marinha nesta quinta.

De acordo com uma nota da Marinha americana, a Força Naval "perdeu a confiança" na capacidade do capitão John Nettleton, comandante da base (não da prisão), de assumir suas funções.

O capitão Nettleton está sendo investigado pela morte de Christopher Tur, um funcionário civil de Guantánamo encontrado morto nas águas da base localizada ao sudeste de Cuba, disse à AFP um oficial americano, que pediu para não ser identificado.

O corpo de Tur foi encontrado pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, depois do alerta de desaparecimento, feito por sua mulher. Ela também trabalha em Guantánamo, completou o oficial, confirmando as notícias publicadas pela imprensa americana.

O comunicado da Marinha informa que o serviço de investigação da corporação está trabalhando na área.

Os investigadores descobriram que Nettleton tinha uma "relação" com a mulher da vítima, revelou o oficial americano consultado pela AFP.

O capitão começou a trabalhar em Guantánamo em junho de 2012. Ele havia sido destinado, temporariamente, para um trabalho em Jacksonville, na Flórida.

O comandante da base é responsável pelas operações navais no lugar, mas não comanda a prisão de Guantánamo, onde os Estados Unidos mantêm detentos suspeitos de terrorismo.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaEstados Unidos (EUA)PrisõesCuba

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza