Mundo

Começam novas negociações entre o Irã e as grandes potências

Elas devem propor uma leve flexibilização das sanções impostas ao Irã em troca da paralisação do enriquecimento de urânio a 20%


	Catherine Ashton, chefe da diplomacia da UE, e Saeed Jalili, chefe negociador iraniano: as grandes potências temem que o Irã desenvolva uma bomba atômica
 (Stanislav Filippov/AFP)

Catherine Ashton, chefe da diplomacia da UE, e Saeed Jalili, chefe negociador iraniano: as grandes potências temem que o Irã desenvolva uma bomba atômica (Stanislav Filippov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2013 às 09h12.

Almaty - O Irã e as grandes potências do grupo 5+1 (Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia, China e Alemanha) abriram nesta terça-feira uma nova rodada de negociações sobre o programa nuclear iraniano.

Segundo uma fonte do grupo 5+1, as principais potências devem propor uma leve flexibilização das sanções impostas ao Irã em troca da paralisação do enriquecimento de urânio a 20% e do fechamento da central subterrânea de Fordo.

A última rodada de negociações aconteceu em junho de 2012 em Moscou e foi interrompida quando o grupo 5+1 pediu ao Irã a suspensão do enriquecimento de urânio a 20%.

As grandes potências temem que o Irã produza a médio prazo urânio enriquecido a 90%, o que permitiria o desenvolvimento da bomba atômica.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaIrã - País

Mais de Mundo

Eleição na Alemanha mostra avanço da insatisfação e do voto conservador

Análise: eleição mostra que há novos muros na Alemanha

Eleições na Alemanha: conservadores vencem, mas precisam de alianças para governar

Papa Francisco: estado de saúde ainda é crítico, mas sem piora respiratória