Mundo

Comissão chega a acordo sobre aposentadoria na França

Deputados e senadores chegaram a um consenso, em uma equipe dominada pelo partido de Sarkozy

Nicolas Sarkozy, presidente francês: nova aposentadoria começa a valer quando Assembleia e Senado aprovarem texto final (Pascal Le Segretain/Getty Images)

Nicolas Sarkozy, presidente francês: nova aposentadoria começa a valer quando Assembleia e Senado aprovarem texto final (Pascal Le Segretain/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2010 às 08h58.

Paris - Deputados e senadores franceses reunidos nesta segunda-feira em uma comissão mista para elaborar o texto de compromisso sobre a reforma das aposentadorias alcançaram um acordo, o que permitirá a votação definitiva do projeto de lei na próxima quarta-feira, anunciou uma fonte parlamentar.

A comissão mista, dominada pela União para o Movimento Popular (UMP), do presidente Nicolas Sarkozy, eliminou as diferenças entre as duas câmaras para alcançar um texto de consenso, anunciou à AFP a presidente da comissão de Assuntos Sociais do Senado, Muguette Dini.

O projeto de lei será considerado adotado definitivamente pelo Parlamento depois que as conclusões da comissão mista forem aprovadas na terça pelo Senado e na quarta pela Assembleia Nacional (câmara baixa).

Em seguda, será promulgado pelo presidente Nicolas Sarkozy, em torno de 15 de novembre. A oposição, no entanto, ainda pode recorrer no Conselho Constitucional.

A reforma aumenta de 60 para 62 anos a idade mínima para se aposentar, e de 65 para 67 anos a idade para receber a pensão completa.

Nas últimas duas semanas, sindicatos organizaron greves e manifestações que, segundo o governo, já custaram mais de 3 bilhões de euros à economia francesa.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaFrançaAposentadoriareformas

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher