Mundo

Consumo de energia no Brasil cresce 4,2% no semestre

O maior crescimento foi observado no setor de comércio e serviços, que cresceu 7,4% no primeiro semestre

Linha elétrica: considerando-se apenas o mês de junho, o crescimento foi de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado (Caio Coronel/Ag. Itaipu)

Linha elétrica: considerando-se apenas o mês de junho, o crescimento foi de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado (Caio Coronel/Ag. Itaipu)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2012 às 14h42.

Rio de Janeiro – O consumo de energia elétrica cresceu 4,2% no país, no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), empresa pública federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia, o consumo nacional de eletricidade chegou a 223,4 mil gigawatts-hora (GWh) nos seis primeiros meses do ano.

O maior crescimento foi observado no setor de comércio e serviços, que cresceu 7,4% no primeiro semestre, seguido pelos segmentos residencial (5%) e industrial (1,4%). Segundo a EPE, o crescimento dos segmentos comercial e residencial é resultado “da maior disponibilidade de crédito e oferta de emprego, o que impulsiona vendas no varejo e a eletrificação das residências”.

Já o consumo moderado do segmento industrial reflete “a fraca atividade observada nas principais atividades industriais, sobretudo nos segmentos eletrointensivos”.

Considerando-se apenas o mês de junho, o crescimento foi de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado, mantendo o mesmo padrão de crescimento havido em maio. Entre as regiões, o maior crescimento no consumo foi registrado no Centro-Oeste (10,2%) e o menor, no Sudeste (2,2%).

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosConsumoEnergiaIndústria

Mais de Mundo

Incerteza sobre aliança com os EUA leva Japão a reabrir debate sobre armas nucleares

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana