Mundo

Conversas sobre crise na Tailândia permanecem inconclusivas

Negociações buscavam encerrar confrontos um dia após o Exército ter declarado lei marcial


	Chefe do Exército da Tailândia: questões levantadas durante a reunião incluíram como reformar o sistema político
 (AFP/Getty Images)

Chefe do Exército da Tailândia: questões levantadas durante a reunião incluíram como reformar o sistema político (AFP/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2014 às 11h06.

Bancoc - Facções rivais políticas na Tailândia não chegaram a um acordo, nesta quarta-feira, para interromper seus protestos, durante negociações que buscavam encerrar confrontos um dia após o Exército ter declarado lei marcial, disse um ativista pró-governo.

Embora os militares tenham negado que a intervenção de terça-feira seja um golpe de Estado, o chefe do Exército, Prayuth Chan-ocha, pareceu definir a agenda ao forçar as negociações entre grupos e organizações com um papel central na crise.

Questões levantadas durante a reunião incluíram como reformar o sistema político - uma demanda feita por manifestantes antigoverno - e como terminar as manifestações que resultaram em episódios de violência, prejudicaram os negócios e assustaram turistas.

“Quando se perguntou se cada grupo poderia parar de protestar, não houve comprometimento de nenhum lado”, disse Thida Thawornseth, líder do grupo político pró-governo, à Reuters. “Não houve uma conclusão clara.”

Puchong Nutrawong, secretário-geral da Comissão Eleitoral, que também participou das conversas, disse que todos os lados vão se encontrar novamente na quinta-feira.

A Tailândia está dividida há quase 10 anos pela rivalidade entre o ex-primeiro-ministro populista Thaksin Shinawatra e segmentos de apoio à realeza.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaProtestosProtestos no mundoCrise políticaTailândia

Mais de Mundo

Governo Trump diz que revisará 55 milhões de vistos nos EUA em busca de problemas

Ataque contra helicóptero da Polícia da Colômbia deixa ao menos um morto e dois feridos

Furacão Erin provoca inundações no litoral dos EUA