Mundo

Coreia do Norte explora unidade de enriquecimento de urânio

O país explora nova usina de enriquecimento de urânio, para produzir combustível para armas atômicas, segundo a Coreia do Sul

Barras de combustível nuclear na central de Yongbyon, Coreia do Norte (AFP)

Barras de combustível nuclear na central de Yongbyon, Coreia do Norte (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2014 às 08h33.

Seul - A Coreia do Norte explora uma nova usina de enriquecimento de urânio em seu complexo nuclear, com o objetivo de produzir combustível para armas atômicas, informa a imprensa sul-coreana.

"Câmeras infravermelhas utilizadas pelos serviços de inteligência sul-coreano e americano detectaram uma emissão de calor quando as centrífugas a gás começara a funcionar na nova usina", afirma o jornal Joongang Ilbo, que cita uma fonte das forças de segurança de Seul.

A Coreia do Norte iniciou a construção da usina no complexo nuclear de Yongbyon em 2012, segundo a mesma fonte.

Procurado pela AFP, o ministério da Defesa sul-coreano se recusou a fazer "qualquer comentário sobre questões de inteligência".

Em agosto, o Instituto para a Ciência e a Segurança Internacional (ISIS), com sede em Washington, afirmou que a Coreia do Norte prosseguia com a produção de urânio e plutônio na central de Yongbyon, materiais que poderiam ser utilizados no desenvolvimento de uma bomba atômica.

Pyongyang afirma que a usina produz apenas urânio levemente enriquecido para alimentar um futuro reator de água leve, mas especialistas suspeitam que o regime comunista deseja produzir urânio para uso militar.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaCoreia do NorteUrânio

Mais de Mundo

Corte federal de apelações inicia sessões para analisar tarifas do governo Trump

Trump adia o aumento de tarifas para o México por 90 dias

Tarifas de Trump enfrentam teste na Justiça antes do prazo final de 1º de agosto

Trump anuncia acordo com Coreia do Sul para reduzir tarifa de 25% para 15%