Mundo

Coreia do Norte mostra fotos da Terra tiradas por seu míssil

É a primeira vez que o regime de Kim Jong-un mostra imagens tiradas de uma câmera acoplada a um dos seus mísseis

Míssil: imagens do planeta foram retiradas de uma grande altura (KCNA/Reuters)

Míssil: imagens do planeta foram retiradas de uma grande altura (KCNA/Reuters)

E

EFE

Publicado em 22 de maio de 2017 às 08h25.

Última atualização em 22 de maio de 2017 às 08h26.

Seul - A Coreia do Norte mostrou, nesta segunda-feira, fotos da Terra retiradas a partir de camadas superiores da atmosfera por uma câmera instalada no míssil lançado ontem, em uma aparente tentativa de demonstrar o domínio da tecnologia de reentrada para projéteis balísticos.

O "Rodong Sinmun", jornal oficial do Partido dos Trabalhadores, publicou hoje dezenas de fotos em cores do lançamento do míssil Pukguksong 2, em que incluem várias imagens do planeta retiradas a uma grande altura (o míssil alcançou uma altura máxima de 560 quilômetros).

https://twitter.com/chadocl/status/866551655159914496

É a primeira vez que o regime de Kim Jong-un mostra imagens tiradas de uma câmera acoplada a um dos seus mísseis.

Os especialistas afirmaram que cinco destas fotos publicadas na página 3 do jornal parecem ter sido tiradas quando o míssil estava realizando a sua reentrada nas camadas inferiores da atmosfera.

Até o momento, o regime norte-coreano nunca forneceu dados concretos sobre o desempenho dos seus projéteis quando se realiza a "reentrada na atmosfera", que impede avaliar as suas verdadeiras capacidades e sugere que ele ainda está em um estágio inicial.

Esta tecnologia é necessária para que a cabeça de um míssil (onde se equipam uma carga explosiva, por exemplo, uma bomba atômica) suporte a vibração e o calor da fase terminal do voo antes de causar impacto.

Agora aguardam que os analistas estudem minuciosamente as imagens, e a publicação das mesmas parece ter o objetivo de inquietar novamente à comunidade internacional e especialmente os Estados Unidos.

No início do ano, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse que estava bastante avançado o desenvolvimento de um míssil intercontinental.

Acompanhe tudo sobre:ArmasCoreia do NorteKim Jong-unPlaneta Terra

Mais de Mundo

Zelensky autoriza recrutamento de pessoas com mais de 60 anos para o Exército

Governo Trump anuncia revogação de política climática dos EUA

Trump diz que reunião com Xi Jinping pode acontecer 'antes do fim do ano'

Reino Unido reconhecerá Estado palestino em setembro se Israel não decretar cessar-fogo