Mundo

Coreia do Norte testa com sucesso míssil tático

O teste responde a exercícios de tiro realizados pela Coreia do Sul ao longo da fronteira

Foto divulgada pela agência estatal norte-coreana KCNA, sem a divulgação da data, mostra teste de míssil
 (via KNS/AFP)

Foto divulgada pela agência estatal norte-coreana KCNA, sem a divulgação da data, mostra teste de míssil (via KNS/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2014 às 07h23.

Seul - A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira um "progresso" de suas capacidades defensivas, após um teste com um míssil tático de alta precisão que responde a exercícios de tiro realizados pela Coreia do Sul ao longo da fronteira.

"Este míssil de ponta foi desenvolvido sob controle pessoal (líder norte-coreano) Kim Jong-un, que assistiu ao teste", afirmou a agência oficial KCNA.

A Coreia do Norte não tem um arsenal de mísseis táticos teleguiados, mas as análises de um filme de propaganda recente sugere que o país poderia ter adquirido uma variação de um míssil de cruzeiro KH-35, de fabricação russa.

A KCNA não revelou a data do teste do novo míssil, mas o anúncio parece coincidir com os disparos de três projéteis de curto alcance no Mar do Japão, anunciados na quinta-feira pela Coreia do Sul.

O Rodong Sinmun, órgão de imprensa oficial do partido único norte-coreano, publicou nesta sexta-feira fotos do teste tático realizado na presença de Kim Jong-un.

O dirigente norte-coreano afirmou que o projétil aumenta a força de dissuasão "preventiva" do país.

Como geralmente, o regime norte-coreano utilizou termos dramáticos na quinta-feira para chama de "provocação irresponsável" os exercícios militares da Coreia do Sul na fronteira comum no Mar Amarelo.

Em Washington, a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf, indicou que o governo dos Estados Unidos espera por mais informações sobre a concepção do míssil antes de um pronunciamento.

"Evidentemente, qualquer tiro da naturaleza que for (procedente da Coreia do Norte) é problemático, alimenta a escalada, representa uma ameaça", disse.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteÁsiaCoreia do Sul

Mais de Mundo

Decisão da venda de chips da Nvidia à China está na mesa de Trump, diz secretário

Vulcão na Etiópia entra em erupção pela 1ª vez após quase 12 mil anos

Trump diz que visitará China em abril após 'ótima conversa' com Xi

EUA designa Cartel de los Soles, da Venezuela, como organização terrorista