Mundo

Coreia do Sul anuncia pacote bilionário de ajuda à indústria automotiva

Governo sul-coreano divulgou um pacote de emergência de U$ 2 bilhões para proteger suas exportações de carros após tarifas de Donald Trump

Indústria automotiva sul-coreana: governo anuncia pacote de 2 bilhões de dólares para proteger exportações frente a tarifas dos EUA (Justin Sullivan/Getty Images)

Indústria automotiva sul-coreana: governo anuncia pacote de 2 bilhões de dólares para proteger exportações frente a tarifas dos EUA (Justin Sullivan/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 9 de abril de 2025 às 07h24.

Tudo sobreCoreia do Sul
Saiba mais

A Coreia do Sul anunciou nesta quarta-feira, 9, um pacote de ajuda de emergência de 2 bilhões de dólares (R$ 11,9 bilhões) para sua indústria automotiva, após advertir que as tarifas do presidente americano Donald Trump podem ser um "golpe importante".

"Dado que os automóveis e as peças para carros são as principais exportações sul-coreanas aos Estados Unidos, a decisão de impor taxas de 25% sobre esses bens poderia significar um golpe importante para nossa indústria automotiva", disse o governo em comunicado.

Na semana passada, Trump anunciou tarifas às exportações de quase todos os países, o que provocou turbulência nos mercados mundiais.

Além disso, Trump impôs tarifas aos automóveis estrangeiros vendidos nos Estados Unidos, o que gerou temores na Coreia do Sul, a quarta maior economia asiática.

Diante disso, Seul decidiu apresentar "um conjunto de medidas de proteção para a indústria, focado nas demandas mais urgentes", indicou o governo.

As exportações sul-coreanas de veículos e peças de reposição alcançaram 42,9 bilhões de dólares (R$ 254 bilhões, na cotação atual) em 2024, segundo as autoridades.

Algumas das marcas mais conhecidas de carros sul-coreanos são Hyundai, Kia e Daewoo.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do SulTarifasDonald TrumpCarros

Mais de Mundo

Secretário do Comércio dos EUA diz que pausa nas tarifas de smartphones e computadores é temporária

Milei enfrenta primeiro teste de sua 'marca' política em ano eleitoral

Médico da Casa Branca diz que Trump está com 'excelente saúde'

EUA diz que tarifas sobre semicondutores provavelmente começarão 'em um mês ou dois'