Mundo

Coreia do Sul e EUA devem anunciar exercício militar conjunto

Detalhes sobre a operação serão divulgados entre 18 de março e o início de abril

Exercício: Seul e Washington concordaram em adiar exercícios militares regulares até o final dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno da Coreia do Sul (Oh Jang-hwan/News1/Reuters)

Exercício: Seul e Washington concordaram em adiar exercícios militares regulares até o final dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno da Coreia do Sul (Oh Jang-hwan/News1/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 20 de fevereiro de 2018 às 09h05.

Seul - A Coreia do Sul e os Estados Unidos vão anunciar antes de abril planos para realizar um exercício militar conjunto, disse o ministro da Defesa sul-coreano, Song Young-moo, nesta terça-feira.

Seul e Washington concordaram em adiar exercícios militares regulares até o final dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno da Coreia do Sul, que acabarão em 18 de março.

Após a decisão de adiar os exercícios conjuntos, a Coreia do Norte concordou em participar das primeiras conversações oficiais com a Coreia do Sul em mais de dois anos e em enviar atletas para os Jogos de Inverno, aliviando as tensões sobre os programas nuclear e de mísseis do regime norte-coreano.

Perguntando quando EUA e Coreia do Sul irão realizar os exercícios, o ministro Song Young-moo disse ao Parlamento que ele e seu homólogo norte-americano, Jim Mattis, farão um anúncio entre 18 de março e o início de abril.

"O exercício foi adiado de acordo com o espírito da Olimpíada", disse Song. "Concordamos em manter a base até depois dos Jogos Paralímpicos... e não confirmamos nem negamos nada sobre o que faremos depois disso até que o anunciemos".

Song acrescentou que as conversas intercoreanas não foram um resultado direto do adiamento dos exercícios.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do SulEstados Unidos (EUA)Testes nucleares

Mais de Mundo

Hamas expressa disposição para libertar reféns, mas acusa Netanyahu de prolongar guerra

Venezuela rejeita ordem da CIJ de suspender eleições em área disputada com Guiana

Conclave: como a fumaça fica preta ou branca?

Atropelamento em massa deixa vários feridos na Alemanha