Mundo

Coreia do Sul realiza exercício militar em ilhas disputadas

O exercício militar tem como finalidade defender o país de uma hipotética invasão as ilhotas de Dokdo, reivindicadas pelo Japão

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2014 às 06h39.

Seul - As Forças Armadas da Coreia do Sul realizaram nesta segunda-feira um exercício militar para defender de uma hipotética invasão as ilhotas de Dokdo, cuja soberania é reivindicada pelo Japão, o que pode prejudicar o clima diplomático entre os vizinhos.

As Forças de Terra, Mar e Ar, assim como a Guarda Costeira, participaram das manobras, orientadas a repelir uma suposta incursão no pequeno arquipélago rochoso (chamado Takeshima pelo Japão) por parte de forças invasoras, indicou um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano à agência 'Yonhap'.

As manobras contaram com seis destróieres, assim como comboios, caças e aviões de patrulha que simularam uma situação de defesa contra forças não militares dispostas a invadir os ilhotas por mar ou ar.

Se o clima permitir, acrescentou o porta-voz, durante o dia será feito um segundo exercício de desembarque de fuzileiros navais em uma das ilhas.

As manobras militares de Seul em Dokdo/Takeshima, que se realizam duas vezes ao ano desde 1986, podem gerar uma dura resposta do Japão, que reivindica como suas estas ilhotas administradas de fato pelo governo sul-coreano. EFE

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaJapãoDiplomaciaCoreia do Sul

Mais de Mundo

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC