Mundo

Coreias acertam diálogo de alto nível em dezembro

Um porta-voz do ministério sul-coreano da Unificação explicou que as duas partes se reunirão em nível de vice-ministros no dia 11 de dezembro


	Coreias: o Norte aceitou a proposta do Sul de ter "uma discussão global sobre as questões pendentes relativas à melhoria das relações"
 (Reuters)

Coreias: o Norte aceitou a proposta do Sul de ter "uma discussão global sobre as questões pendentes relativas à melhoria das relações" (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2015 às 08h26.

Coreia do Sul e Coreia do Norte acertaram nesta quinta-feira manter um diálogo a alto nível em dezembro, com base no compromisso firmado em agosto para reduzir a tensão na península.

Um porta-voz do ministério sul-coreano da Unificação explicou que as duas partes se reunirão em nível de vice-ministros no dia 11 de dezembro, na zona industrial de Kaesong, situada na Coreia do Norte.

Os dois Estados, que tecnicamente seguem em guerra, chegaram a esta decisão ao final de discussões preliminares no povoado fronteiriço de Panmunjon, onde foi firmado o cessar-fogo de 1953.

O porta-voz do ministério da Unificação, Jeong Joon-hee, explicou à imprensa que Pyongyang exigiu que a reunião de Kaesong fosse fixada de antemão.

No final, a Coreia do Norte aceitou a proposta do Sul de ter "uma discussão global sobre as questões pendentes relativas à melhoria das relações".

Em junho de 2013, Seul e Pyongyang acertaram um encontro similar sobre a organização de discussões do mais alto nível, que teriam sido as primeiras em seis anos, mas a Coreia do Norte mudou de posição na véspera da reunião e a anulou.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do Sulgestao-de-negociosReuniões

Mais de Mundo

Conheça a profecia que diz que Francisco pode ser um dos 'últimos papas'

Trump diz que irá ao funeral do Papa Francisco

Camerlengo? Sé Vacante? Entenda os termos da Igreja Católica

Funeral do Papa Francisco deve ser realizado entre sexta-feira e domingo