Mundo

Corte da UE apoia sanção contra tarifas da MasterCard

MasterCard sofreu revés nesta quinta-feira em uma batalha de cinco anos contra uma proibição de tarifas sobre o uso transfronteiriço de cartões


	Logo da Mastercard: sanção é parte do esforço da Comissão para impulsionar o comércio eletrônico na União Europeia e reduzir os custos para empresas
 (David Cannon/Getty Images)

Logo da Mastercard: sanção é parte do esforço da Comissão para impulsionar o comércio eletrônico na União Europeia e reduzir os custos para empresas (David Cannon/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2014 às 10h33.

Luxemburgo - A MasterCard sofreu um revés nesta quinta-feira em uma batalha de cinco anos contra uma proibição, pela União Europeia, de tarifas sobre o uso transfronteiriço de cartões, com um conselheiro à mais alta corte da Europa apoiando esforços de reguladores para cortar custos com cartões.

O parecer segue uma decisão da Comissão Europeia de que a tarifa de intercâmbio multilateral transfronteiriça da Mastercard - sobre transações de varejistas com cartões de crédito e débito - viola leis antritruste e deve ser alterada.

A sanção é parte do esforço da Comissão para impulsionar o comércio eletrônico na União Europeia e reduzir os custos para empresas, embora a MasterCard tema que o corte nas taxas vai desencorajar bancos a emitir cartões com sua bandeira.

"Eu proponho que a corte negue provimento ao recurso principal (da MasterCard) e aos recursos subordinados", disse o advogado-geral Paolo Mengozzi na Corte de Justiça da UE.

A recomendação sinaliza como deverá ser a decisão final. A corte, que dará sua decisão nos próximos meses, segue tais pareceres na maioria dos casos.

O parecer também pode fortalecer um projeto de regras proposto para limitar as cobranças sobre pagamentos com cartões que ainda precisam ser aprovadas por países da UE e pelo parlamento do bloco.

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião EuropeiaCartões de créditosetor-de-cartoesMasterCardTarifas

Mais de Mundo

Trump renova pedido de demissão de Lisa Cook, diretora do Fed

Suposto assassino de Kirk 'não está cooperando' nem confessou, diz governador de Utah

Devemos agir de acordo com o pensamento da 'Geração Z', diz nova primeira-ministra do Nepal

EUA e China retomam negociações em Madri com impasse sobre tarifas e futuro do TikTok