Mundo

Corte de energia afeta 622 mil usuários em Buenos Aires durante onda de calor extremo

Falha em linhas de transmissão de alta tensão interrompe fornecimento de energia e causa problemas no trânsito e no transporte ferroviário.

Buenos Aires enfrenta apagão massivo devido a falhas no sistema elétrico (AFP)

Buenos Aires enfrenta apagão massivo devido a falhas no sistema elétrico (AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 5 de março de 2025 às 17h32.

Tudo sobreArgentina
Saiba mais

Uma falha nas linhas de transmissão elétrica de alta tensão afetou milhares de usuários em várias áreas de Buenos Aires e seus subúrbios nesta quarta-feira, 5, informaram fontes oficiais à agência EFE. O corte de energia foi causado por uma falha em duas linhas de 220 quilovoltos entre Costanera e Hudson, que fazem parte do sistema de distribuição da empresa Edesur, responsável pelo serviço na zona sul da capital argentina e seus arredores.

O corte de energia teve início ao meio-dia e seguiu outro registrado nas primeiras horas da manhã na mesma região, também causado por falhas nas linhas de transmissão. Em um dia de calor extremo, a falta de fornecimento de energia afetou 622.000 usuários, segundo fontes oficiais à EFE. Além da interrupção no fornecimento de energia, o apagão causou problemas no trânsito devido à falha nos semáforos e também nos serviços ferroviários elétricos.

A Edesur confirmou que a falha na transmissão de alta tensão afetou várias de suas subestações de distribuição e afirmou que seus técnicos "estão trabalhando para restabelecer o serviço". Como parte do incidente, duas centrais de geração elétrica reduziram sua contribuição para o sistema.

"Houve 800 megawatts de corte de serviço e 2.500 megawatts de geração fora de operação", disseram fontes da Secretaria de Energia. No entanto, esclareceram que não há problemas para atender normalmente o restante do Sistema Argentino de Interconexão Elétrica (SADI). O Ente Nacional Regulador de la Electricidad (ENRE) está investigando o incidente para aplicar possíveis multas e sanções conforme o marco regulatório.

Acompanhe tudo sobre:Buenos AiresApagão

Mais de Mundo

Boric interrompe agenda após alerta de tsunami por terremoto no sul do Chile

Trump ordena retirada de financiamento de emissoras de TV públicas

Trump afirma que economia dos EUA está em transição e faz novo pedido de corte de juros ao Fed