Mundo

Crescimento na Zona do Euro será 'modesto', diz Trichet

O presidente do Banco Central Europeu também previu um contexto de incerteza "particularmente elevada" no plano orçamentário da região

Trichet também pediu que os governos apliquem as medidas prometidas na cúpula europeia de 21 de julho
 (Georges Gobet/AFP)

Trichet também pediu que os governos apliquem as medidas prometidas na cúpula europeia de 21 de julho (Georges Gobet/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2011 às 11h49.

Bruxelas - O crescimento da zona do euro continuará, mas será "modesto", em um contexto de incerteza "particularmente elevada" no plano orçamentário, indicou nesta segunda-feira o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet.

"Seguimos considerando que a zona do euro crescerá a um ritmo modesto", disse o presidente do BCE diante do Parlamento Europeu.

"A incerteza continua sendo particularmente elevada" devido à frágil situação orçamentária de muitos países europeus, acrescentou.

Trichet também solicitou aos governos da zona do euro que apliquem de "forma total e nos prazos" requeridos as medidas prometidas durante a cúpula europeia de 21 de julho passado, para enfrentar a crise das dívidas soberanas.

"A aplicação total, e nos prazos, das decisões adotadas após a cúpula de 21 de julho é essencial (...)" para "sanear as finanças" e "contribuir para a estabilidade dos mercados", disse Trichet.

Acompanhe tudo sobre:EuropaDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoUnião EuropeiaBCEOrçamento federal

Mais de Mundo

Coreia do Norte ameaça tomar 'medidas ofensivas' após chegada de porta-aviões dos EUA

Lula deverá ligar a presidentes para pedir recursos para fundo de florestas

Democratas fazem proposta para encerrar shutdown, mas republicanos rejeitam

Trump reforça desejo de se reunir com Putin na Hungria