A Casa Branca emitiu neste sábado (20) um esclarecimento sobre sua nova política de vistos H-1B, anunciada no dia anterior, especificando que a taxa de 100 mil dólares (532 mil reais) será um pagamento único para os novos solicitantes.
"Esta é uma taxa única que se aplica apenas à petição. Aplica-se somente a novos vistos, não a renovações nem a titulares de vistos vigentes", declarou um funcionário da Casa Branca sob condição de anonimato.
EUA apenas para os ricos? Trump lança programa de visto de moradia que pode custar até US$ 1 milhão
Os vistos H-1B permitem que trabalhadores estrangeiros com qualificações específicas (cientistas, engenheiros e programadores de informática, entre outros) trabalhem nos Estados Unidos.
Casa Branca esclarece mudanças no visto H-1B
Essas permissões de trabalho têm duração determinada, inicialmente de três anos, prorrogáveis até seis anos, para estrangeiros patrocinados por um empregador.
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, anunciou na sexta-feira que a taxa seria anual, enquanto o texto da ordem executiva gerou confusão entre muitos titulares de vistos vigentes sobre se ela se aplicava a eles.
-
1/7
(Howard Lutnick foi CEO a Cantor Fitzgerald, uma empresa de serviços financeiros especializada em títulos do governo. Ele assumiu o Departamento de Comércio)
-
2/7
Jamieson Greer será o representante comercial, responsável por enfrentar outros países em questões comerciais
(Jamieson Greer será o representante comercial, responsável por enfrentar outros países em questões comerciais)
-
3/7
Kevin Hassett foi chefe do Conselho de Assessores Econômicos durante o primeiro mandato de Trump. Será diretor do Conselho Econômico Nacional
(Kevin Hassett foi chefe do Conselho de Assessores Econômicos durante o primeiro mandato de Trump. Será diretor do Conselho Econômico Nacional)
-
4/7
Michael Faulkender será secretário-adjunto do Tesouro. Esteve no primeiro mandato de Trump como secretário-assistente de política econômica
(Michael Faulkender será secretário-adjunto do Tesouro. Esteve no primeiro mandato de Trump como secretário-assistente de política econômica)
-
5/7
O investidor e gestor de fundos de hedge dos EUA Scott Bessent testemunha perante o Comitê de Finanças do Senado sobre sua nomeação para Secretário do Tesouro, no Capitólio em Washington, DC, em 16 de janeiro de 2025
(O investidor e gestor de fundos de hedge dos EUA Scott Bessent testemunha perante o Comitê de Finanças do Senado sobre sua nomeação para Secretário do Tesouro, no Capitólio em Washington, DC, em 16 de janeiro de 2025)
-
6/7
Peter Navarro será conselheiro sênior para comércio e indústria.
Economista formado por Harvard, ele cumpriu quatro meses de prisão no ano passado após se recusar a cooperar com uma investigação do Congresso sobre o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021
(Peter Navarro será conselheiro sênior para comércio e indústria. Economista formado por Harvard, ele cumpriu quatro meses de prisão no ano passado após se recusar a cooperar com uma investigação do Congresso sobre o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021)
-
7/7
Após atuar como diretor do Orçamento da Casa Branca durante o primeiro mandato de Trump, Russell Vought estará no Escritório de Gestão e Orçamento
(Após atuar como diretor do Orçamento da Casa Branca durante o primeiro mandato de Trump, Russell Vought estará no Escritório de Gestão e Orçamento)