Mundo

Deputados rejeitam projeto de soberania da Catalunha

O parlamento da Espanha aprovou com grande maioria uma moção que rejeita o plano de defesa da soberania da Catalunha


	Protesto separatista na Catalunha: parlamento pediu que o governo utilize os instrumentos da Constituição para garantir o cumprimento da legalidade
 (David Ramos/Getty Images)

Protesto separatista na Catalunha: parlamento pediu que o governo utilize os instrumentos da Constituição para garantir o cumprimento da legalidade (David Ramos/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2014 às 14h26.

Madri - O parlamento da Espanha aprovou nesta quinta-feira com grande maioria uma moção que rejeita o plano de defesa da soberania da Catalunha, região no nordeste da Espanha, e pediu que o governo utilize os instrumentos da Constituição para garantir o cumprimento da legalidade.

A proposta, apresentada pelo partido de centro UPyD, foi apoiada pelo Partido Popular (PP, centro-direita, governo) e o PSOE (socialistas e principal partido da oposição), e teve a oposição da Esquerda Plural e dos partidos nacionalistas.

Em dezembro, vários partidos nacionalistas da Catalunha registraram no parlamento espanhol uma solicitação para que o Executivo regional (CiU, centro-direita) pudesse convocar um referendo sobre o futuro político do território, para que a população decidir se quer formar um Estado independente.

O governo catalão quer que a consulta seja feita em novembro de 2014, mas tanto o governo espanhol, do PP, como o principal partido da oposição, os socialistas (PSOE) se opõem a esta consulta, por considerar que é inconstitucional.

Na segunda-feira as patronais empresariais espanhola e da Catalunha se recusaram a se envolver no atual debate promovido por nacionalistas dessa região sobre a hipótese de decidir uma eventual separação do Estado espanhol.

A Catalunha, com 7,5 milhões de habitantes é responsável por cerca de 18% do PIB espanhol e é uma das regiões mais ricas da Espanha. 

Acompanhe tudo sobre:CatalunhaEspanhaEuropaPiigsPolítica

Mais de Mundo

Órgão eleitoral anuncia que chavismo obteve 83,42% dos votos nas eleições da Venezuela

Texas aprova projeto de lei que obriga exibição dos Dez Mandamentos nas salas de aula

Deputados aprovam, em 1ª votação, legalização da morte assistida na França

Egito e Espanha defendem reconstrução de Gaza e reconhecimento da Palestina