Mundo

Dilma e Rajoy expressam preocupação com violência em Gaza

A presidente disse que conversou com o presidente egípcio e com o secretário-geral da ONU para deter a escalada da violência


	Dilma durante encontro com o premiê espanhol em Madri: por sua vez, Rajoy qualificou como "lamentável" e "terrível" o que está acontecendo na região
 (Roberto Stuckert Filho/PR)

Dilma durante encontro com o premiê espanhol em Madri: por sua vez, Rajoy qualificou como "lamentável" e "terrível" o que está acontecendo na região (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2012 às 11h09.

Madri - A presidente Dilma Rousseff e o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, mostraram-se nesta segunda-feira preocupados com o aumento da violência entre Israel e a Faixa de Gaza, que já deixou cerca de 100 mortos, quase todos palestinos, e 900 feridos.

Dilma afirmou que conversou ontem à noite com o presidente egípcio e com o secretário-geral da ONU com o objetivo de deter a escalada da violência em torno de Gaza.

"Ontem à noite falei com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e lhe manifestei nossa preocupação, disse que devem ser adotadas medidas efetivas, porque a situação está piorando", declarou hoje a presidente em entrevista coletiva com Rajoy.

Dilma disse ainda que falou por telefone com o presidente egípcio, Mohammed Mursi, que lhe garantiu que na região "existe interesse em impedir que a situação se deteriore". A presidente explicou que o Brasil é "propício" ao reconhecimento da Palestina como Estado na ONU, e opinou que só assim será possível a paz na região.

Por sua vez, Rajoy qualificou como "lamentável" e "terrível" o que está acontecendo na região, especialmente a morte de civis, entre eles crianças, e disse que "Israel tem direito à legítima defesa, mas é preciso contenção na resposta". Rajoy também afirmou que enviou esta mensagem ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. 

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilEuropaPiigsEspanhaPalestinaIsrael

Mais de Mundo

Israel intensifica preparativos para ofensiva em Gaza

Putin e Trump: mídia russa reage de forma negativa ao encontro de presidentes no Alasca

Venezuela se prepara para reação militar contra os EUA com 4,5 milhões de paramilitares mobilizados

Incerteza sobre aliança com os EUA leva Japão a reabrir debate sobre armas nucleares