Mundo

Dilma elogia cooperação entre EUA e Cuba

"Trata-se de decisão histórica e corajosa, que abre possibilidades de cooperação entre os dois países", diz nota


	Dilma Rousseff e Joe Biden: "Trata-se de decisão histórica e corajosa, que abre possibilidades de cooperação entre os dois países", diz nota
 (Wilson Dias/ABr)

Dilma Rousseff e Joe Biden: "Trata-se de decisão histórica e corajosa, que abre possibilidades de cooperação entre os dois países", diz nota (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2015 às 21h12.

Brasília - Dilma disse nesta quinta-feira ao vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que está satisfeita com o início do processo de normalização das relações entre o país e Cuba, ressaltando que terá impacto favorável em toda a América Latina, revelou hoje a Secretaria de Comunicação Social.

"De acordo com a Presidenta, trata-se de decisão "histórica e corajosa", que abre possibilidades de cooperação entre os dois países, com impacto muito favorável em toda a América Latina, como se poderá constatar na próxima Cúpula das América, em abril próximo", diz nota.

Ainda de acordo com o texto, Dilma e Biden reafirmaram o interesse de Brasil e Estados Unidos em tornar mais dinâmico o comércio bilateral, assim como a cooperação nas áreas de inovação, ciência e tecnologia e educação.

"Assinalaram ainda o compromisso em dar seguimento às tratativas para viabilizar, oportunamente, uma visita de Estado da mandatária brasileira aos Estados Unidos", revelou a Secretaria de Comunicação.

O encontro de ontem durou cerca de uma hora, nele, "Dilma Rousseff agradeceu a presença de Joe Biden nas cerimônias de posse e disse que a visita constituiu um sinal da amizade entre Brasil e Estados Unidos".

As relações entre os dois países ficaram estremecidas em 2013, com as denúncias de espionagem feitas pelo ex-analista da NSA (Agência de Segurança Nacional, em tradução livre), Edward Snowden, o que fez a presidente brasileira cancelar viagem aos EUA.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPaíses ricosAmérica LatinaEstados Unidos (EUA)CubaMinistério das Relações ExterioresItamaraty

Mais de Mundo

Presidente do Equador sai ileso de tiroteio contra sua caravana, afirma ministra

Leoa de estimação de influenciador ataca e hospitaliza duas pessoas na Tailândia

Tempestade no Everest deixa mais de mil pessoas presas em acampamentos; 200 esperam resgate

Leão XIV visitará Turquia e Líbano em primeira viagem ao exterior como papa