Mundo

Dimar espera que acordo grego seja fechado ainda hoje

O partido de centro-esquerda reafirmou seu apoio à formação de um governo de coalizão nacional na Grécia

Kouvelis:  "os representantes do Dimar exigem que sejam revogadas as reduções de salários e pensões que provocam tantos problemas à sociedade" (Andreas Solaro/AFP)

Kouvelis: "os representantes do Dimar exigem que sejam revogadas as reduções de salários e pensões que provocam tantos problemas à sociedade" (Andreas Solaro/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2012 às 13h57.

Atenas - O partido de centro-esquerda Dimar reafirmou nesta quarta-feira que apoiará com suas cadeiras a formação de um governo na Grécia entre os democrata-cristãos do Nova Democracia e os social-democratas do Pasok; um acordo que esperam fechar ainda hoje.

"O apoio ao governo depende do programa político do governo. Os representantes do Dimar exigem que sejam revogadas as reduções de salários e pensões que provocam tantos problemas à sociedade", declarou hoje o líder do partido, Fotis Kouvelis, depois de se reunir com Antonis Samaras, líder do Nova Democracia.

Kuvelis explicou que espera que hoje se termine de redigir o programa de governo e que se possa formar finalmente um Executivo.

O dirigente centrista anunciou que o comitê central de seu partido decidiu hoje dar seu respaldo às formações partidárias de manter, embora modificado, o acordo de austeridade com a União Europeia, mas sem fornecer ministros ao Gabinete, informou o jornal "Kathimerini".

A expectativa é que esta formação de centro-esquerda solicite que o Gabinete inclua várias pessoas próximas ideologicamente ao partido, entre eles os atuais ministros do Interior, Trabalho e Agricultura.

Está previsto que Kuvelis se reúna logo mais com o dirigente do Pasok, Evangelos Venizelos, e a imprensa grega aponta que é possível que os três dirigentes se vejam hoje mesmo para concordar a constituição do Executivo. 

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaCrises em empresasEuropaGréciaNova Democracia (Grécia)PiigsPolítica

Mais de Mundo

Chefe de gabinete nega no Congresso ligação de Milei com 'criptogate'

EUA atacou mais de mil alvos no Iêmen desde meados de março, diz Pentágono

EUA ameaça jogar a toalha sobre guerra na Ucrânia

Em novo ataque à presidência do Fed, Trump diz saber mais sobre juros do que Powell