Mundo

Diplomatas turcos e familiares pedem asilo na Alemanha

O governo turco lançou uma massiva operação contra pessoas suspeitas de serem simpatizantes com o clérigo muçulmano Fethullah Gulen

Turquia: o porta-voz da Alemanha não quis comentar quantos dos 35 requerentes de asilo são diplomatas e quanto são membros de suas famílias (Tumay Berkin/Reuters)

Turquia: o porta-voz da Alemanha não quis comentar quantos dos 35 requerentes de asilo são diplomatas e quanto são membros de suas famílias (Tumay Berkin/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de outubro de 2016 às 16h29.

Berlim - Autoridades divulgaram que 35 diplomatas turcos e seus familiares pediram asilo na Alemanha desde a tentativa de golpe na Turquia.

O governo turco lançou uma massiva operação contra pessoas suspeitas de serem simpatizantes com o clérigo muçulmano Fethullah Gulen, que vive nos Estados Unidos, que é acusado de instigar a tentativa de golpe em julho deste ano.

 

O porta-voz do ministério do Interior da Alemanha, Johannes Dimroth, não quis comentar nesta segunda-feira quantos dos 35 requerentes de asilo são diplomatas e quanto são membros de suas famílias, citando regras de privacidade.

Ele também afirmou que, já que o status diplomático não é normalmente usado para pedir asilo, o número real de pedidos pode ser maior.

A Alemanha tem uma grande comunidade de turcos, mais de 3 milhões, devido a décadas de imigração de trabalhadores e perseguição política. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaTurquia

Mais de Mundo

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC