Mundo

Disputa com Catar pode fortalecer extremismo, diz ministro alemão

Segundo o ministro das Relações Exteriores, está claro que só é possível lutar contra o EI quando os países se unem em uma coalizão

Sigmar Gabriel: a Arábia Saudita, o Bahrein, o Egito e os Emirados Árabes acusam o Catar de financiar extremistas (Umit Bektas/Reuters)

Sigmar Gabriel: a Arábia Saudita, o Bahrein, o Egito e os Emirados Árabes acusam o Catar de financiar extremistas (Umit Bektas/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 7 de junho de 2017 às 10h29.

Berlim - O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Sigmar Gabriel, criticou a Arábia Saudita e os aliados dela por isolar o Catar e pediu aos países da região ajudem a controlar a crise diplomática atual.

Após uma reunião com o ministro das Relações Exteriores saudita, Adel al-Jubeir, Gabriel disse que a cooperação é necessária para ajudar a superar os grandes riscos do terrorismo internacional.

"Nós deixamos claro que na Alemanha e na Europa temos grande interesse de que o quadro na região do Golfo não tenha uma escalada", afirmou o ministro alemão nesta quarta-feira.

Segundo ele, está claro que só é possível lutar contra o Estado Islâmico quando os países se unem em uma coalizão contra o grupo extremista.

"Estamos convencidos de que uma disputa entre parceiros e vizinhos irá no fim apenas tornar os atores errados mais fortes."

A Arábia Saudita, o Bahrein, o Egito e os Emirados Árabes acusam o Catar de financiar extremistas, cortando todas as relações com o pequeno país e fechando o espaço aéreo e marítimo.

Jubeir disse que o Catar havia apoiado organizações extremistas há anos e não coopera com seus vizinhos. "Nós tomamos essas medidas também no interesse do Catar e da região e da segurança e da estabilidade da região", comentou o ministro saudita. "Nós esperamos que nossos irmãos no Catar adotem os passos certos para encerrar esta crise."

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaArábia SauditaCatarDiplomaciaTerrorismo

Mais de Mundo

Tarifas dos EUA levantam dúvidas sobre futuro industrial do Vietnã

União Europeia busca alianças para enfrentar novas tarifas de Trump

Terremoto de magnitude 6,7 atinge região leste da Indonésia nesta segunda-feira

União Europeia prorroga suspensão de tarifas de represália contra EUA