Mundo

DNA confirma parentesco de reis Henrique IV e Luis XVI

Henrique IV, o primeiro rei da França da casa de Bourbon, foi assassinado por um fanático católico no dia 14 de maio de 1610, e Luis XVI subiu ao trono em maio de 1774

Os estudos também comprovam a autenticidade da famosa cabeça de Henrique IV (AFP/ Fred Dufour)

Os estudos também comprovam a autenticidade da famosa cabeça de Henrique IV (AFP/ Fred Dufour)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2012 às 11h18.

Paris - Exames realizados por cientistas de uma equipe franco-espanhola e coordenados pelo francês Philippe Charlier encontraram um perfil genético comum ao analisarem a cabeça mumificada de Henrique IV e o sangue de seu descendente Luis XVI, ambos reis da França, validando um parentesco que chegou a ser questionado.

Henrique IV, o primeiro rei da França da casa de Bourbon, foi assassinado por um fanático católico no dia 14 de maio de 1610, e Luis XVI, o marido de Maria Antonieta, subiu ao trono em maio de 1774, mas foi preso e julgado pelos revolucionários de 1789, para ser finalmente submetido à guilhotina em 21 de janeiro de 1793.

De acordo com Charlier, funcionário do hospital Raymond Poincaré e especialista em enigmas históricos, os estudos mostram que "Henrique IV e Luis XVI tinham a mesma herança genética repassada por seus pais".

Os estudos também comprovam a autenticidade da famosa cabeça de Henrique IV, também fortemente questionada durante décadas.

A cabeça de Henrique IV foi separada de seu corpo em 1793, durante o chamado Regime do Terror, após a profanação de seu túmulo. A cabeça reapareceu no século XIX em uma coleção privada e em 1919 foi adquirida por um antiquário, que, por sua vez, a revendeu a um casal de aposentados que a cedeu à casa de Bourbon.

Esta cabeça mumificada foi autenticada em 2010 com base em diversos estudos históricos, mas faltava a realização de um estudo de DNA.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaHistóriaPaíses ricos

Mais de Mundo

Conclave: como a fumaça fica preta ou branca?

Atropelamento em massa deixa vários feridos na Alemanha

Exportadores chineses reforçam foco no mercado interno diante de tarifas dos EUA

Austrália realiza eleições acirradas em plena guerra comercial