Mundo

Ebola se espalha do interior para a capital da Guiné

A suspeita é que o vírus tenha causado a morte de pelo menos 63 pessoas no país

Voluntários dos Médicos Sem Fronteiras descarregam suprimentos médicos emergenciais para enfrentar a epidemia de Ebola no Guiné, em Conacri (Saliou Samb/Reuters)

Voluntários dos Médicos Sem Fronteiras descarregam suprimentos médicos emergenciais para enfrentar a epidemia de Ebola no Guiné, em Conacri (Saliou Samb/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2014 às 13h46.

Conacri - Um surto mortal do vírus Ebola, que se suspeita tenha causado a morte de pelo menos 63 pessoas, se espalhou da área rural da Guiné para a capital, Conacri, disseram autoridades nesta quinta-feira, depois que nações da África Ocidental apontaram o vírus como uma séria ameaça para a segurança regional.

O ministro da Saúde, Remy Lamah, disse à Reuters que quatro casos da febre hemorrágica - uma das doenças infecciosas mais letais conhecidas pelo homem - tinham sido confirmados na capital e as vítimas foram colocadas em quarentena.

A propagação do vírus Ebola para Conacri, cidade de cerca de 2 milhões de pessoas, marca uma escalada do surto na Guiné, uma das nações mais pobres do mundo, apesar de possuir ricos depósitos de bauxita e minério de ferro que atraem as empresas internacionais de mineração.

Até quarta-feira, 63 mortes haviam sido relatadas com base em casos suspeitos na remota Região da Floresta, no sudeste do país. Pelo menos mais seis pessoas morreram em Serra Leoa e na Libéria com os sintomas do Ebola - a maioria delas vindas da Guiné.

Descoberto em 1976, após um surto na República Democrática do Congo, então chamado de Zaire, o Ebola provoca uma febre hemorrágica grave em que as vítimas sofrem vômitos, diarreia e hemorragia interna e externa.

Desde a sua descoberta sabe-se que o Ebola - nome de um rio no norte do Congo - matou mais de 1.500 pessoas. Não há cura ou vacina, em parte porque a raridade da doença faz com que o desenvolvimento de medicamentos seja difícil.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeDoençasEpidemiasEbolaGuiné

Mais de Mundo

EUA impõe sanções aos maiores produtores de petróleo da Rússia

Portugal anuncia suspensão de emissão de vistos de procura de trabalho

China inicia formulação do 15º Plano Quinquenal para definir metas de 2026 a 2030

Pela primeira vez, há registro de mosquitos na Islândia; entenda