Mundo

Edifício na Dinamarca é feito com materiais reciclados

Todos os materiais utilizados na construção do 'Green Solution House', centro de conferências e hotel, são totalmente recicláveis ​​ou biodegradáveis

A conclusão da obra está prevista para 2013 (Divulgação)

A conclusão da obra está prevista para 2013 (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2012 às 17h32.

São Paulo - A empresa dinamarquesa 3XN criou a 'Green Solution House', um novo centro de conferências experimental e hotel, onde tudo é adaptado para a circulação da natureza e onde os hóspedes poderão ter ideia de como é possível viver em um mundo sem resíduos. A conclusão da obra está prevista para 2013.

As quatro metas do projeto são: ser uma plataforma para o mais alto nível de desenvolvimento sustentável; ser um exemplo de melhoria contínua; mostrar soluções sobre biodiversidade, materiais, energia, água e resíduos e crescer em uma rede local e global para a partilha de conhecimentos.

Localizado na ilha dinamarquesa de Bornholm, a edificação foi projetada e desenvolvida de acordo com os princípios do Cradle 2 Cradle ®. Isto significa que todos os materiais utilizados na construção ou são totalmente recicláveis ​​ou biodegradáveis​​. Assim, o projeto do edifício assume a ambição de eliminar o conceito de resíduos.

O projeto é gerido por Kasper Guldager Jørgensen, chefe da unidade 3XN de inovação, e pela GXN. A indústria da construção sozinha é responsável por 30% de todos os resíduos gerados e, segundo a empresa, os resíduos colocam um enorme fardo sobre o meio ambiente. Mas, com este projeto eles demonstram que este é um problema que pode ser resolvido.

A eliminação do desperdício significa que tudo deve ser parte de uma circulação. Assim, o edifício foi projetado para ser desmontado e construído por materiais recicláveis ​​definidos.

A energia solar produz a eletricidade consumida no prédio, a água da chuva coletada é biologicamente tratada e reutilizada. O hotel produz frutas e legumes orgânicos para o restaurante. Além disso, os resíduos gerados dia a dia são reciclados ou compostados.


Para Jørgensen, parte do seu trabalho diário é investigar como o fungo pode ser usado como material de isolamento ou como as algas podem ser utilizadas na triagem solar.

Para ele, a construção é um edifício em desenvolvimento contínuo. Será uma construção dinâmica, um showroom que continuará a aumentar, a fim de demonstrar as soluções mais avançadas dentro da construção sustentável, e vai dar aos convidados uma experiência inspiradora e incomum.

A ilha é um destino popular de viagem e as pesquisas feitas entre os organizadores da conferência mostram que o projeto irá atrair ainda mais visitantes para a pequena ilha cênica.

Bornholm tem uma visão clara para se tornar uma das comunidades Europeias mais ambiciosas em termos de vida sustentável, e a Green Solution House é o elemento central desta visão.

O edifício será um laboratório inovador, que integra os mais recentes conhecimentos em materiais e tecnologias “verdes” apropriadas. A intenção é ser restaurador em vez de apenas reduzir os danos.

A empresa acredita que o design pode tornar o mundo um lugar melhor, se feito com as intenções certas. Na Green House Solutions o objetivo é inspirar os visitantes a serem capazes de contribuir positivamente para as comunidades locais e globais.

Acompanhe tudo sobre:ArquiteturaCriatividadeDinamarcaEdifícios verdesEuropaInovaçãoPaíses ricosTecnologias limpas

Mais de Mundo

'Fome nunca deve ser usada como arma de guerra', afirma chefe da ONU

Três pessoas morrem após descarrilhamento de trem de passageiros na Alemanha

Incêndios na Grécia: bombeiros seguem combatendo fogo, que já retirou 3,6 mil pessoas de suas casas

Trump anuncia 'maior acordo já feito' com a União Europeia, com tarifas de 15%