Mundo

Efeito-Chalita amplia disputa por TV em São Paulo

PMDB pode usar o deputado federal para tentar ocupar a prefeitura de São Paulo. O novo candidato pode minar propagandas de aliados

Nas últimas três eleições, o PMDB, sem nomes competitivos na capital paulista, cedeu seu principal ativo eleitoral - o tempo de TV. Chalita pode mudar essa situação no partido (Milton Jung CBNSP/Flickr)

Nas últimas três eleições, o PMDB, sem nomes competitivos na capital paulista, cedeu seu principal ativo eleitoral - o tempo de TV. Chalita pode mudar essa situação no partido (Milton Jung CBNSP/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2011 às 10h45.

São Paulo - Se confirmada, a decisão do PMDB de lançar candidato próprio à Prefeitura de São Paulo fará com que, pela primeira vez desde 1996, o partido não seja a "noiva" preferida das coligações interessadas em ampliar seu tempo de propaganda em rede de rádio e televisão. Isso elevará o poder de barganha dos chamados "nanicos" e de partidos médios, como o PDT e o PSB.

A disputa pelos minutos e segundos do palanque eletrônico também será acirrada graças ao caráter "multipolar" da campanha - além de PT e PSDB, tradicionais concorrentes, e do próprio PMDB, o prefeito Gilberto Kassab colocará à prova a força de seu grupo político, reunido em torno do recém-criado PSD e de legendas que ocupam cargos na administração.

Nas últimas três eleições, o PMDB, sem nomes competitivos na capital paulista, cedeu seu principal ativo eleitoral - o tempo de TV - a Romeu Tuma (PFL), em 2000, a Luiza Erundina (PSB), em 2004, e a Kassab (então no DEM), em 2008.

Com a anunciada candidatura do neofiliado Gabriel Chalita - segundo deputado federal mais votado no Estado em 2010 -, o PMDB perderá o caráter de "curinga" no jogo eleitoral e precisará, ele próprio, atrair aliados para fortalecer seu representante. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:MDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPolíticacidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalPrefeiturasGoverno

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk