Mundo

Egito captura mísseis que seriam enviados a Gaza

Armas foram encontradas em ponto conhecido pelo tráfego para contrabando, a Península do Sinai


	Ataques em Gaza: o grupo Hamas afirmou que, apesar do cessar-fogo com Israel, continuará a comprar armas
 (AFP / Jack Guez)

Ataques em Gaza: o grupo Hamas afirmou que, apesar do cessar-fogo com Israel, continuará a comprar armas (AFP / Jack Guez)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2013 às 16h23.

Cairo - As forças de segurança do Egito capturaram mísseis antitanques e terra-ar produzidos nos Estados Unidos que seriam contrabandeados para a Faixa de Gaza, onde militantes já haviam dito que queriam mais armas para usar contra Israel, segundo informaram autoridades nesta sexta-feira.

De acordo com as fontes, seis mísseis foram encontrados escondidos na Península do Sinai, que faz fronteira com a Faixa de Gaza e Israel, depois que os agentes receberam informações sobre a localização dos mísseis.

A Península do Sinai, que possui baixa ocupação populacional, mas abriga militantes islamitas, é uma grande ponto de tráfego para contrabando de armas para a Faixa de Gaza.

O Movimento de Resistência Islâmica, também conhecido como Hamas, que comanda a região de Gaza, havia dito que continuará a adquirir armas mesmo depois de ter aceito o acordo de cessar-fogo, mediado pelo Egito, com Israel em novembro. A trégua negociada acabou com o conflito de oito dias entre o grupo e os militares israelenses.

Os militantes têm recebido mísseis do Irã, país opositor a Israel, e podem ter aprimorado seu arsenal com armas contrabandeadas da Líbia, que faz fronteira com o Egito. Autoridades egípcias estão tentando acabar com túneis de contrabandistas para Gaza, no entanto o sucesso tem sido limitado.

As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaArmasConflito árabe-israelenseEgitoIsrael

Mais de Mundo

Petro critica Trump por classificar Bogotá como um dos 'piores lugares do mundo'

Secretário de Defesa dos EUA compartilha vídeo contra direito de voto das mulheres

Donald Trump considera processo contra Jerome Powell por reforma do Fed e políticas monetárias

CPI: inflação anual nos EUA permanece em 2,7% em julho, mas núcleo sobe para 3,1%