Mundo

Egito começa eleição parlamentar em 22 e 23 de março

O Egito realizará uma eleição parlamentar em duas fases a partir de 22 e 23 de março, afirmou a comissão eleitoral


	Pessoas no Egito: o país árabe mais populoso do mundo está sem um Parlamento desde junho de 2012
 (Christena Dowsett/Getty Images)

Pessoas no Egito: o país árabe mais populoso do mundo está sem um Parlamento desde junho de 2012 (Christena Dowsett/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2015 às 22h37.

Cairo - O Egito realizará uma eleição parlamentar em duas fases a partir de 22 e 23 de março, afirmou a comissão eleitoral nesta quinta-feira, e o governo espera que o pleito traga alguma estabilidade política e econômica após quase quatro anos de turbulência.

O país árabe mais populoso do mundo está sem um Parlamento desde junho de 2012, quando um tribunal dissolveu o Congresso democraticamente eleito, revertendo uma grande conquista da revolta de 2011 que derrubou o autocrata Hosni Mubarak.

A eleição parlamentar é a etapa final de um roteiro político anunciado pelo Exército em julho de 2013, depois que os militares derrubaram o presidente islamita eleito Mohamed Mursi, da Irmandade Muçulmana, na sequência de protestos coletivos contra seu governo.

A segunda fase da votação parlamentar será realizada em 26 e 27 de abril. Para líderes egípcios, o pleito mostra seu compromisso com a democracia.

Críticos dizem que o presidente, Abdel Fattah al-Sisi, que como chefe do Exército derrubou Mursi, reverteu as liberdades conquistadas após a revolta popular que acabou com os 30 anos do regime de Mubarak.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitoEleiçõesIrmandade Muçulmana

Mais de Mundo

Furacão Melissa chega à Jamaica e se torna 'tempestade do século' no país

Netanyahu ordena ofensiva 'imediata' em Gaza

Exército dos EUA ataca lanchas no Pacífico

Mais de um milhão de pessoas se 'autodeportaram' dos EUA em 2025