Mundo

El Chapo obtém proteção provisória contra extradição aos EUA

Guzmán, líder do Cartel de Sinaloa, tem acusações pendentes em Nova York, Illinois, Arizona e Califórnia


	Joaquin "El Chapo" Guzman é escoltado por soldados na Cidade do México: ele foi capturado neste fim de semana
 (Henry Romero/Reuters)

Joaquin "El Chapo" Guzman é escoltado por soldados na Cidade do México: ele foi capturado neste fim de semana (Henry Romero/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2014 às 06h40.

Cidade do México - Um tribunal do México concedeu nesta segunda-feira um recurso de amparo que representa uma proteção provisória para o traficante de drogas Joaquín "El Chapo" Guzmán contra sua possível extradição para os Estados Unidos, informaram fontes judiciais.

O Oitavo Tribunal do Distrito Federal recebeu nesta segunda-feira uma reivindicação de amparo em nome de Guzmán e concedeu a "suspensão" da possível extradição, que ainda precisa ser ratificada, disseram à Agência Efe fontes do Poder Judiciário.

O escritório da procuradora-geral no Distrito Leste de Nova York, (Estados Unidos), Loretta Lynch, anunciou no domingo que pedirá a extradição do réu para que responda nessa jurisdição por acusações federais relacionadas com o narcotráfico.

Guzmán, líder do Cartel de Sinaloa, também tem acusações pendentes em Illinois, Arizona e Califórnia relacionadas com tráfico de drogas, crime organizado e lavagem de dinheiro.

Sobre a previsível solicitação formal de extradição por parte dos Estados Unidos, o secretário mexicano de Governo (Interior), Miguel Ángel Osorio Chong, disse nesta segunda-feira que o pedido será estudado, mas que antes as autoridades mexicanas têm "muita informação" para obter do réu.

"Necessitamos que nossas instituições trabalhem com ele, e me refiro a ter o máximo de depoimentos que nos permitam seguir adiante neste processo contra a insegurança", declarou.

Posteriormente, acrescentou, "que o gabinete de segurança terá que se reunir para tomar a determinação que melhor lhe convenha". 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaEstados Unidos (EUA)JustiçaMéxicoTráfico de drogas

Mais de Mundo

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky

Na Assembleia da ONU, Milei faz críticas à organização e elogia Donald Trump