Mundo

El Salvador envia nota aos EUA por supostas ofensas de Trump

Segundo jornal, Trump chamou de "buracos de merda" El Salvador, Haiti e vários países africanos durante reunião

Trump: "Expresso formalmente um protesto e minha rejeição enérgica a essas expressões", acrescentou o chanceler (Carlos Barria/Reuters)

Trump: "Expresso formalmente um protesto e minha rejeição enérgica a essas expressões", acrescentou o chanceler (Carlos Barria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 12 de janeiro de 2018 às 17h01.

San Salvador - O governo de El Salvador informou nesta sexta-feira que enviou uma "nota de protesto" aos Estados Unidos pelas declarações do presidente Donald Trump, em "menosprezo pela dignidade de El Salvador e de outros países".

"Expresso formalmente um protesto e minha rejeição enérgica a essas expressões", acrescentou o chanceler de El Salvador, Hugo Martínez, em comunicado oficial.

Segundo a informação que o jornal "The Washington Post" veiculou ontem, Trump chamou de "buracos de merda" El Salvador, Haiti e vários países africanos durante uma reunião com um grupo de senadores.

O governante, no entanto, negou nesta sexta-feira em uma mensagem no Twitter que tivesse utilizado essa polêmica expressão.

Martínez criticou "energicamente" o Executivo dos EUA pelo insulto proferido por Trump contra o país e afirmou que o governante admitiu "implicitamente" que o fez em suas redes sociais.

"De acordo com os princípios que regem as relações entre os Estados, El Salvador exige respeito à dignidade de seu nobre e valente povo", indicou o chanceler.

Martínez explicou que a nota "de protesto" enviada nesta sexta-feira destaca "o alto valor dos salvadorenhos" e lembra aos EUA que "foram cidadãos salvadorenhos os que trabalharam na reconstrução do Pentágono, após os lamentáveis atentados terroristas de 2001".

O chanceler também fez menção à contribuição dos salvadorenhos na reconstrução de Nova Orleans após o furacão Katrina e à colaboração do país centro-americano "em várias missões de paz" junto com os EUA e outros países.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpEl Salvador

Mais de Mundo

Mais comércio e diplomacia: os planos do novo embaixador da Noruega no Brasil

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden