Mundo

Eleitores vão às urnas nos EUA escolher novo Congresso e 36 governadores

Donald Trump terá parte do seu destino político definido na próxima terça-feira (6)

Donald Trump: O esforço do presidente americano é para manter a maioria republicana (Carlos Barria/Reuters)

Donald Trump: O esforço do presidente americano é para manter a maioria republicana (Carlos Barria/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 4 de novembro de 2018 às 10h30.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá parte do seu destino político definido na próxima terça-feira (6), quando haverá eleições para a Câmara dos Representantes, equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil, e para o Senado, além de 36 dos 50 governadores. O esforço de Trump é para manter a maioria republicana nas duas Casas do Parlamento, assim como no comando executivo dos estados.

As eleições legislativas costumam ser uma espécie de baliza política para o presidente norte-americano, que está na metade do mandato e a dois anos de uma eventual tentativa de reeleição. Se perder a maioria republicana para os democratas no Congresso, Trump pode esbarrar em dificuldades para levar adiante projetos prioritários para o governo, como os temas relacionados à migração.

Parlamento

Os números atuais são favoráveis ao presidente norte-americano. Os republicanos têm 235 das 435 cadeiras na Câmara dos Representantes e 51 das cem, no Senado. A manutenção dessa tendência a partir do dia 6, no entanto, é incerta.

As 435 vagas da Câmara dos Representantes estão em disputa e os democratas, que fazem dura oposição a Trump, tentam ganhar mais espaço. Já no Senado, dos cem assentos, 35 serão renovados.

Estados

Dos 36 estados onde haverá disputa para o Executivo, 26 estão atualmente sob poder dos republicanos. A Flórida é um dos destaques do pleito, pois pode eleger o democrata Andrew Gillum que, se vitorioso, será o primeiro afro-americano no cargo. Ele disputa com o republicano Ron DeSantis, aliado de Trump.

O Texas também está no foco das atenções, pois tradicionalmente é governado por republicanos. A campanha é apontada como uma das mais caras do país e tem na disputa o democrata Beto O'Rourke, um cantor de rock-punk que ocupa um assento na Câmara, e o republicano Ted Cruz.

Influências

A política de imigração de Trump, que atinge os latinos em geral, influenciará principalmente as regiões fronteiriças com o México, como caso de Distrito 2 do Arizona. Os eleitores vão escolher entre duas candidatas mulheres: a republicana de origem latina Lea Marquez Peterson e a ex-parlamentar democrata Ann Kirkpatrick.

No Kansas, a disputa está entre a democrata Sharice Davids, candidata de origem indígena e o republicano Kevin Yoder, que teve parte dos recursos de campanha suspensos pelo partido.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpEleições americanasPartido Republicano (EUA)Partido Democrata (EUA)

Mais de Mundo

Macron aplaude 'compromisso' de Trump de acabar com guerra em Gaza

Dívida externa da Argentina atinge recorde de US$ 305,043 bilhões

Mediadores de Catar e Egito entregaram plano de Trump ao Hamas

Trump conversará com líderes democratas diante de iminente fechamento do governo