Inaugurado em 1885, o Elevador da Glória, além de um meio de transporte para a população local, é também uma atração turística que recebe diariamente centenas de passageiros (Reprodução/X)
Redação Exame
Publicado em 3 de setembro de 2025 às 15h16.
Última atualização em 3 de setembro de 2025 às 17h30.
Uma das principais atrações turísticas de Lisboa, o Elevador da Glória descarrilhou e tombou nesta quarta-feira, deixando pelo menos 15 mortos e 18 feridos, sendo cinco deles em estado grave.
Segundo o Diário de Notícias, equipes de emergência e mais de 30 agentes foram deslocados para o local do acidente. A composição descia do mirante de São Pedro de Alcântara em direção à Praça dos Restauradores, ficou desgovernada e chocou com um prédio da rua da Glória
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários vai abrir uma investigação.
Numa nota publicada no site oficial da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa lamentou "profundamente o acidente" em particular "as vítimas mortais e os feridos graves, bem como os vários feridos ligeiros".
Em comunicado, o Governo e o primeiro-ministro Luís Montenegro lamentam "profundamente o acidente" e exprimiram a sua "profunda consternação e solidariedade às vítimas e suas famílias".
"O Governo está, desde os primeiros momentos, a acompanhar a situação e a resposta das diversas autoridades públicas de emergência médica, unidades de saúde, proteção civil, forças de segurança e transportes, a quem foram transmitidas orientações para prestação de todo o apoio necessário", informou o Executivo, acrescentando que "o Governo está também em contacto permanente e articulação estreita com a Câmara Municipal".
O Governo falou que "a prioridade imediata é o socorro às vítimas", reforçando que "as autoridades competentes realizarão no devido tempo as investigações necessárias para apurar causas deste lamentável acidente".
A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes falou em comunicado que vai realizar "nos próximos dias" uma ação de supervisão ao descarrilamento do Elevador da Glória, pretendendo divulgar os resultados "com a maior celeridade possível".
O Elevador da Glória descarrilou e tombou esta quarta-feira, junto à Avenida da Liberdade, em Lisboa. Segundo os bombeiros sapadores, o acidente provocou “muitas vítimas”, incluindo feridos graves. pic.twitter.com/ADWpR5c8oe
— Mundo Vivo (@mundo__vivo) September 3, 2025
Inaugurado em 1885, o Elevador da Glória, além de um meio de transporte para a população local, é também uma atração turística que recebe diariamente centenas de passageiros. O acidente, no entanto, deixa uma série de dúvidas sobre a segurança e a manutenção da infraestrutura centenária.
Elevador da Glória tomba em Lisboa pic.twitter.com/OC2zgbDW85
— Notícia da Rua (@noticiadarua) September 3, 2025
O elevador da Glória liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto e é uma das principais atrações turísticas da capital portuguesa, transportando anualmente mais de três milhões de passageiros.
Três pessoas morreram e várias ficaram feridas após descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa pic.twitter.com/zx7SxxGXUh
— Bilbia mt engarsada (@BilbiaOfissial) September 3, 2025
Pelo menos uma pessoa morreu e cinco ficaram gravemente feridas no descarrilamento do Elevador da Glória, esta quarta-feira, em Lisboa. O cabo do elevador soltou-se e provocou o acidente: a composição ficou completamente destruída. pic.twitter.com/deJ9eGJscw
— Eduardo Ferraz (@ef1975722) September 3, 2025
*matéria em atualização