Mundo

Elevador da Glória descarrilha em Lisboa e deixa ao menos 15 mortos e 18 feridos; veja vídeo

Equipes de emergência e agentes da polícia estão no local, na tentativa de resgatar pessoas que estão presas às ferragens do elevador da Glória

Inaugurado em 1885, o Elevador da Glória, além de um meio de transporte para a população local, é também uma atração turística que recebe diariamente centenas de passageiros (Reprodução/X)

Inaugurado em 1885, o Elevador da Glória, além de um meio de transporte para a população local, é também uma atração turística que recebe diariamente centenas de passageiros (Reprodução/X)

Publicado em 3 de setembro de 2025 às 15h16.

Última atualização em 3 de setembro de 2025 às 17h30.

Uma das principais atrações turísticas de Lisboa, o Elevador da Glória descarrilhou e tombou nesta quarta-feira, deixando pelo menos 15 mortos e 18 feridos, sendo cinco deles em estado grave.

Segundo o Diário de Notícias, equipes de emergência e mais de 30 agentes foram deslocados para o local do acidente. A composição descia do mirante de São Pedro de Alcântara em direção à Praça dos Restauradores, ficou desgovernada e chocou com um prédio da rua da Glória

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários vai abrir uma investigação.

Numa nota publicada no site oficial da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa lamentou "profundamente o acidente" em particular "as vítimas mortais e os feridos graves, bem como os vários feridos ligeiros".

Por que o bondinho em Lisboa descarrilhou?

Em comunicado, o Governo ​e o primeiro-ministro Luís Montenegro lamentam "profundamente o acidente" e exprimiram a sua "profunda consternação e solidariedade às vítimas e suas famílias".

"O Governo está, desde os primeiros momentos, a acompanhar a situação e a resposta das diversas autoridades públicas de emergência médica, unidades de saúde, proteção civil, forças de segurança e transportes, a quem foram transmitidas orientações para prestação de todo o apoio necessário", informou o Executivo, acrescentando que "o Governo está também em contacto permanente e articulação estreita com a Câmara Municipal".

O Governo falou que "a prioridade imediata é o socorro às vítimas", reforçando que "as autoridades competentes realizarão no devido tempo as investigações necessárias para apurar causas deste lamentável acidente".

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes falou em comunicado que vai realizar "nos próximos dias" uma ação de supervisão ao descarrilamento do Elevador da Glória, pretendendo divulgar os resultados "com a maior celeridade possível".

Inaugurado em 1885, o Elevador da Glória, além de um meio de transporte para a população local, é também uma atração turística que recebe diariamente centenas de passageiros. O acidente, no entanto, deixa uma série de dúvidas sobre a segurança e a manutenção da infraestrutura centenária.

O elevador da Glória liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto e é uma das principais atrações turísticas da capital portuguesa, transportando anualmente mais de três milhões de passageiros.

*matéria em atualização

Acompanhe tudo sobre:Portugalacidentes-de-trem

Mais de Mundo

Dois ex-funcionários correístas são acusados do assassinato de presidenciável no Equador

Acidente de funicular deixa vários mortos e feridos graves em Lisboa, afirma presidente português

'Acontecerá de novo', diz secretário americano sobre ataque a suposto barco de narcotraficantes

Macron diz que Europa está pronta para oferecer garantias de segurança à Ucrânia