Mundo

Elon Musk pressiona Donald Trump contra nova tarifa de 10% sobre importações

Queda nas vendas da Tesla e impacto bilionário no consumo impulsionam apelo de Musk por um comércio sem tarifas

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 8 de abril de 2025 às 07h24.

Elon Musk, homem mais rico do mundo e CEO da Tesla (TSLA), tentou convencer o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a suspender a nova política de tarifas sobre importações, mas não obteve sucesso. A tentativa de mediação ocorreu no último fim de semana, segundo o jornal The Washington Post.

A medida do governo dos EUA estabelece um imposto base de 10% sobre todos os produtos estrangeiros que entram no país, além de encargos adicionais aplicados a diversos parceiros comerciais. Musk, que atua como conselheiro informal do presidente, manifestou sua discordância publicamente durante um evento virtual promovido por um partido italiano.

Musk defendeu a eliminação de tarifas entre Estados Unidos e Europa como forma de promover competitividade e reduzir custos para os consumidores. A manifestação do empresário surge em um momento delicado para a Tesla, que enfrenta uma desaceleração nas vendas e vê seu valor de mercado recuar acentuadamente.

Atualmente, as ações da montadora são negociadas a US$ 233,29, uma queda superior a 42% desde o início do ano. Parte do declínio é atribuída à resistência do mercado às iniciativas de Musk no recém-criado "Departamento de Eficiência Governamental", além do impacto direto das políticas comerciais na cadeia produtiva da empresa.

Acompanhe tudo sobre:TarifasElon MuskDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Tesla

Mais de Mundo

População japonesa registrou queda recorde em 2024

Rússia afirma que bombardeou reunião do Exército ucraniano em Sumy no domingo

Israel entregou ao Egito proposta para cessar-fogo temporário em Gaza

Trump diz que reunião entre China e Vietnã visa discutir maneiras de prejudicar os EUA