Mundo

Em meio à pandemia do coronavírus, Trump corta repasse de dinheiro à OMS

Presidente americano acusa organização de ser "centrada na China"; EUA é o maior financiador da entidade que está à frente da luta contra a covid-19

Donald Trump: presidente afirmou que tem instruído seu governo a interromper o financiamento do país para a Organização Mundial da Saúde (Yuri Gripas/Reuters)

Donald Trump: presidente afirmou que tem instruído seu governo a interromper o financiamento do país para a Organização Mundial da Saúde (Yuri Gripas/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 14 de abril de 2020 às 20h15.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 14, que está "instruindo" seu governo a interromper o financiamento do país para a Organização Mundial da Saúde (OMS). "Interromperemos o financiamento enquanto uma revisão é conduzida", disse o republicano em uma coletiva de imprensa na Casa Branca.

Desde a semana passada, Trump ameaça reter o dinheiro que os EUA enviam à entidade. O presidente americano acusa a OMS de ser "centrada na China". Hoje, o republicano disse que a organização falhou em obter "informações oportunas" sobre a pandemia de coronavírus.

"Teria sido tão fácil ser confiável", declarou Trump, em referência à OMS. O presidente repetiu que a entidade foi contrária à decisão dele de barrar voos da China em janeiro e que isso foi "desastroso". Trump disse, ainda, que buscará reformas na OMS.

Na coletiva, Trump confirmou o acordo alcançado pelo Tesouro com companhias aéreas americanas para um pacote de resgate. "As aéreas passarão um período muito difícil", declarou.

Mais cedo, o secretário do Tesouro americano, Steve Mnuchin, celebrou em comunicado a adesão das principais aéreas ao Programa de Apoio à Folha de Pagamentos do governo federal.

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus:

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusDonald TrumpEstados Unidos (EUA)OMS (Organização Mundial da Saúde)

Mais de Mundo

Putin propõe marcar conversas de paz diretas com Ucrânia em 15 de maio

Trump pede 20 mil novos policiais para reforço nas deportações de imigrantes

Trump diz que houve 'reset total' e 'grande progresso' em negociação de tarifas com a China

Museu, balé e catedral: saiba qual foi a programação da visita de Janja à Rússia