Mundo

Em tratamento em Cuba, Chávez envia mensagens aos venezuelanos pelo Twitter

A ausência do líder na Venezuela e a falta de informações detalhadas sobre seu estado de saúde motivaram várias especulações em torno da cirurgia

“Até a vitória sempre! Nós estamos vencendo e venceremos!”, disse Chávez (Getty Images)

“Até a vitória sempre! Nós estamos vencendo e venceremos!”, disse Chávez (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2011 às 11h22.

Brasília – Em tratamento em Cuba desde o último dia 10, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, passou o dia ontem (24) postando mensagens no Twitter. Referindo-se ao pós-operatório de uma cirurgia para a retirada de um abcesso na pélvis como “batalha”, Chávez disse ainda que segue lutando. “Adiante, marchamos, valentes”, acrescentou.

“Até a vitória sempre! Nós estamos vencendo e venceremos!”, disse Chávez, no Twitter, reproduzido no blog dele e na página da Presidência da República da Venezuela. Porém, não há informações sobre o estado de saúde do presidente na página do governo nem na agência pública de notícias da Venezuela, a AVN, e no jornal oficial de Cuba, Granma.

Durante visita a Havana, Chávez foi submetido a uma cirurgia de urgência, desde então ele permanece internado. O irmão dele, Adán Chávez, disse, porém, que até o começo de julho, o presidente estará de volta a Caracas. Segundo Adán, Chávez se recupera “satisfatoriamente” e não apresenta sinais de gravidade.

"Nós não sabemos exatamente quando ele volta. É necessário esperar para avaliação médica. Mas em poucos dias, de dez a 12, o presidente estará por aqui. O mais importante é que ele tem apresentado franca recuperação. Importantíssima recuperação”, diz o comunicado.

A ausência de Chávez na Venezuela e a falta de informações detalhadas sobre seu estado de saúde motivaram várias especulações em torno da cirurgia. A oposição a Chávez defendeu o afastamento provisório dele do cargo, alegando que o país não pode ser comandado a distância. Mas o Congresso referendou que o presidente comande o país de Cuba, sem necessidade de substituição.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Trump aumenta tarifa do Canadá para 35% e divulga lista de taxas para dezenas de países

Casa Branca argumenta que reconhecer Estado palestino seria uma 'recompensa' ao Hamas

Trump dá prazo de 60 dias para que 17 farmacêuticas reduzam preços de novos medicamentos

Trump definirá novas tarifas até a meia-noite, diz Casa Branca