Mundo

Em visita à China, Macron pede parceria sobre clima e África

Presidente francês deu início à sua viagem que deverá incluir discussões sobre Coreia do Norte, o combate ao terrorismo e mudanças climáticas

Macron afirmou que irá propor ao presidente chinês, Xi Jinping, um ano conjunto "de transição ecológica" para mobilizar os governos e empresas dos dois países (Ludovic Marin/Reuters)

Macron afirmou que irá propor ao presidente chinês, Xi Jinping, um ano conjunto "de transição ecológica" para mobilizar os governos e empresas dos dois países (Ludovic Marin/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de janeiro de 2018 às 09h28.

Pequim - O presidente da França, Emmanuel Macron, pediu hoje a líderes chineses a formação de uma parceria em mudanças climáticas e desenvolvimento da África durante visita em que também deverá pressionar Pequim por maior abertura de seus mercados.

No primeiro dia uma visita oficial à China, Macron afirmou que irá propor ao presidente chinês, Xi Jinping, um ano conjunto "de transição ecológica" para mobilizar os governos e empresas dos dois países.

Macron, que visita o país asiático pela primeira vez desde que foi eleito no ano passado, deverá se encontrar com Xi e outros dirigentes chineses na terça e quarta-feira para discussões que deverão incluir a questão da Coreia do Norte, o combate ao terrorismo e mudanças climáticas.

Macron também afirmou hoje que a França pode contribuir, principalmente na África, com a iniciativa chinesa de construir novas rodovias, portos e outras instalações de infraestrutura.

O presidente francês, que é acompanhado por uma delegação de empresários, também quer fechar acordos que garantam a Paris maior acesso aos mercados chineses.

Há expectativa de que os dois governos anunciem um fundo de investimento franco-chinês de mais de 1 bilhão de euros (US$ 1,2 bilhão).

A China é o maior parceiro comercial da França, mas os franceses acumularam um déficit comercial em torno de 30 bilhões de euros (US$ 36 bilhões) no ano passado.

Acompanhe tudo sobre:FrançaChinaDiplomaciaEmmanuel Macron

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista