Mundo

Embaixada da Turquia é apedrejada Moscou

"Os empregados têm medo de andarem pelos corredores da embaixada. Estamos conferindo se alguém ficou ferido", disse a fonte


	Homem olha da janela de embaixada da Turquia apedrejada na Rússia: o protesto foi organizado pelo ultranacionalista Partido Liberal Democrático
 (Sergei Karpukhin/ Reuters)

Homem olha da janela de embaixada da Turquia apedrejada na Rússia: o protesto foi organizado pelo ultranacionalista Partido Liberal Democrático (Sergei Karpukhin/ Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2015 às 13h40.

Moscou - Um grupo de ativistas apedrejou a embaixada da Turquia em Moscou nesta quarta-feira, um protesto pela derrubada de um caça-bombardeiro russo que cumpria missões contra o grupo Estado Islâmico na Síria pela força aérea turca.

"Os manifestantes que se reuniram em frente à embaixada lançaram pedras contra o edifício. Os vidros do segundo e do terceiro andares da embaixada estão quebrados. Algumas pedras caíram dentro dos escritórios", disse um porta-voz da missão diplomática à agência "Interfax".

Segundo as imagens mostradas pela imprensa russa, centenas de pessoas se concentraram em frente à delegação e alguns começaram a lançar pedras, garrafas, latas de tinta, ovos, tomates e aviões de papel.

"Os empregados têm medo de andarem pelos corredores da embaixada. Estamos conferindo se alguém ficou ferido", disse a fonte.

Vários policiais foram monitorar a área, mas não efetuaram nenhuma detenção nem intervieram para dispersar os manifestantes, que ondeiam bandeiras da Rússia e da Síria.

"Punhalada pelas costas", "Turquia, cúmplice do terrorismo" - expressões do presidente russo, Vladimir Putin, foram intensamente repetidas e lidas nos cartazes dos manifestantes.

O protesto foi organizado pelo ultranacionalista Partido Liberal Democrático, embora membros de diferentes organizações tenham decidido aderir a ela.

A Turquia expressou suas condolências pelo derrubada do avião russo, mas insiste que ele só ocorreu porque o caça-bombardeiro russo violou o espaço aéreo turco.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaMetrópoles globaisSíriaTurquiaRússiaMoscou

Mais de Mundo

Um terço dos municípios noruegueses começa a votar na véspera das eleições legislativas

País que mais cresce no mundo, Guiana confirma reeleição de Irfaan Ali como presidente

Às vésperas da Assembleia da ONU, visto brasileiro pode virar alvo de mais restrições dos EUA

Rússia atinge sede do governo da Ucrânia no maior bombardeio da guerra