Mundo

Enchentes no Texas: 27 pessoas morrem em acampamento infantil

As autoridades do Condado de Kerr informaram que há dez meninas e um monitor desaparecidos, as buscas seguem na manhã desta segunda-feira

balanço foi confirmado nesta segunda-feira, 7, pelo próprio acampamento (RONALDO SCHEMIDT/AFP Photo)

balanço foi confirmado nesta segunda-feira, 7, pelo próprio acampamento (RONALDO SCHEMIDT/AFP Photo)

Publicado em 7 de julho de 2025 às 10h43.

Última atualização em 7 de julho de 2025 às 11h39.

Tudo sobreTexas
Saiba mais

Na madrugada de sexta-feira, 4, o som do Rio Guadalupe transbordando foi o prenúncio de uma das maiores tragédias naturais do ano nos Estados Unidos. No estado do Texas, o Camp Mystic, um acampamento de verão exclusivo para meninas, foi atingido por uma enchente catastrófica que deixou 27 mortos entre campistas e monitoras.

O balanço foi confirmado nesta segunda-feira, 7, pelo próprio acampamento. As autoridades do Condado de Kerr informaram ainda que há dez meninas e um monitor desaparecidos, as buscas seguem na manhã desta segunda-feira. “Estamos orando por eles constantemente”, afirmou o acampamento em comunicado.

As águas subiram mais de 6 metros em menos de 2 horas, o que deu pouco espaço de tempo para que crianças, funcionários e moradores da região fugissem. O diretor e proprietário do Camp Mystic, Dick Eastland, também não resistiu — ele morreu enquanto tentava resgatar meninas presas pela enchente, segundo relato do neto nas redes sociais.

O Camp Mystic é um tradicional destino de férias no Texas, conhecido por promover atividades ao ar livre em contato com a natureza. Localizado às margens do Rio Guadalupe, o acampamento acabou se tornando epicentro da catástrofe. A administração do Mystic pediu respeito à privacidade das famílias e ressaltou que está colaborando com as equipes de resgate.

A previsão de novas chuvas na região acende o alerta para o risco de novas inundações, o que dificulta ainda mais os trabalhos de busca. “Pedimos suas orações contínuas. Que o Senhor continue envolvendo todos nós com Sua presença”, diz o comunicado da organização.

Enchentes no Texas

Além das 27 vítimas confirmadas no acampamento, o estado do Texas já contabiliza mais de 80 mortes relacionadas às enchentes dos últimos dias.

O gestor municipal de Kerrville, no condado de Kerr, Dalton Rice, disse no sábado que esta é a pior enchente na região desde 1987, quando dez adolescentes morreram.

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou neste domingo uma declaração de emergência por desastre natural para lidar com as enchentes no Texas e permitir que a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) seja ativada na área.

O Serviço Nacional de Meteorologia disse que mais de 30 centímetros de chuva se acumularam em um período de apenas 12 horas na sexta-feira, elevando o Rio Guadalupe perto de Hunt ao seu segundo nível mais alto já registrado, 9,9 metros.

As enchentes devastaram a região de Hill Country, nos arredores de San Antonio, antes do fim de semana de feriado em que a comunidade havia planejado várias atividades para comemorar o Dia da Independência dos EUA.

(Com EFE e AFP)

Acompanhe tudo sobre:EnchentesTexasEstados Unidos (EUA)MortesCrianças

Mais de Mundo

Brics: Novas empresas chinesas querem entrar em delivery, IA e mineração no Brasil

Melhorar a saúde e combater doenças requer espaço fiscal, diz Lula na última sessão do Brics

Às vésperas de tarifas de Trump, países ainda não fecharam acordos comerciais

Federação Israelita de SP cobra 'coragem' para apontar 'verdadeiros culpados' após fala de Lula