Velocidade dos ventos na capital chinesa pode ser a maior dos últimos 75 anos (Leandro Fonseca/Exame)
Publicado em 12 de abril de 2025 às 11h52.
Última atualização em 12 de abril de 2025 às 11h55.
Neste sábado, 12, ventos fortes de até 148 km/h atingiram o norte da China e, pela primeira vez em dez anos, Pequim emitiu seu segundo maior alerta de vendaval neste fim de semana.
O alerta foi para que os 22 milhões de moradores da capital evitassem viagens não emergenciais. Segundo informações do Independent, os metereologistas acreditam que a velocidade do vento pode superar o recorde de 1951.
Além das recomendações do governo para os moradores, dois aeroportos internacionais de Pequim, Beijing Capital e Daxing, cancelaram quase 800 voos. O mesmo também aconteceu com serviço de trem em outras regiões. Registros alertam para árvores caídas e queda de mais de 12° C na temperatura.
A situação fez com que pontos turísticos e históricos fossem fechados, como o parque temático da Universal Studios na capital chinesa, a Cidade Proibida, o Palácio de Verão e o Templo do Céu.
Eventos ao ar livre também foram cancelados, entre eles jogos de futebol e uma meia maratona com participação de robôs humanoides que visava mostrar os avanços tecnológicos da China.
As autoridades preveem ventos mais fortes entre às 10h e 22h (horário local) deste sábado, 12.
Informações da agência de notícias Xinhua e da emissora estatal CCTV afirmam que tempestades de areia se alastraram do território da Mongólia Interior até a região do Rio Yangtze. Com isso, o tráfego rodoviário foi prejudicado em pelo menos oito províncias.
Essas tempestades devem chegar em Xangai entre a tarde de sábado e a manhã de domingo, 13. A China também emitiu alertas para ventos fortes nas áreas centrais da Região Autônoma da Mongólia Interior, do norte da província de Hebei, nas áreas montanhosas do oeste e no norte de Pequim.