Mundo

Entram em vigor novas regras migratórias em Cuba

Com as novas normas, os cubanos poderão sair do país sem pedir autorização


	Cubana mostra seu passaporte com a permissão de viajar em Havana: pelos dados oficiais, há cubanos em mais de 150 países, a maioria nos EUA
 (Adalberto Roque/AFP)

Cubana mostra seu passaporte com a permissão de viajar em Havana: pelos dados oficiais, há cubanos em mais de 150 países, a maioria nos EUA (Adalberto Roque/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2013 às 07h39.

Brasília – As novas regras migratórias em Cuba para que os cubanos possam deixar o país entram em vigor hoje (14). Pelas novas normas, as medidas valem para todos, exceto profissionais de saúde e atletas de ponta. As mudanças autorizam que os cubanos fiquem por até dois anos fora do país sem perder o status de cidadão, além da saída de crianças e adolescentes.

Em outubro de 2012, as autoridades cubanas anunciaram as novas regras, que valem para a emissão de passaportes, a exigência apenas de visto para o exterior, além de uma carta-convite para que deixem o país. A Direção de Imigração e Nacionalidade de Cuba informou que está tudo organizado para a entrada em vigor das novas normas.

Para os cidadãos que deixaram Cuba nos anos 1990, as novas regras autorizam que visitem o país por até 90 dias. Até então, eles podiam ficar, no máximo, dois meses. A estimativa é que exista cerca de 1,5 milhão de cubanos no exterior.

Pelos dados oficiais, há cubanos em mais de 150 países, a maioria nos Estados Unidos. Segundo os dados do governo, 85,7% dos cubanos vivem nos Estados Unidos, 77% vivem no Sul do país e 68% na Flórida. As autoridades cubanas informaram que há 195 sites cadastrados no país para atender à demanda. Com informações do jornal oficial de Cuba, Granma

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaImigraçãoLegislaçãoTurismo

Mais de Mundo

Trump adia o aumento de tarifas para o México por 90 dias

Tarifas de Trump enfrentam teste na Justiça antes do prazo final de 1º de agosto

Trump anuncia acordo com Coreia do Sul para reduzir tarifa de 25% para 15%

Canadá anuncia intenção de reconhecer o Estado palestino em setembro