Mundo

Enviado norte-coreano expressa vontade de retomar negociação

Choe Ryung-Hae expressou ao chefe de Estado chinês a disposição de seu país de retomar o caminho das negociações sobre seu programa nuclear

Choe Ryong-hae (centro) no aeroporto de Pyongyang com sua delegação antes de viajar para a China como enviado especial do líder Kim Jong-un (KCNA/Reuters)

Choe Ryong-hae (centro) no aeroporto de Pyongyang com sua delegação antes de viajar para a China como enviado especial do líder Kim Jong-un (KCNA/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2013 às 10h18.

Pequim - O enviado especial norte-coreano Choe Ryung-Hae expressou ao chefe de Estado chinês, Xi Jinping, a disposição de seu país de retomar o caminho das negociações sobre seu programa nuclear, informou nesta sexta-feira a agência de notícias oficial "Xinhua".

Choe se reuniu com Xi no Grande Palácio do povo em Pequim e lhe entregou uma carta pessoal do líder de seu país.

Xi Jinping expressou ao enviado pessoal de Kim Jong-un o interesse da China em uma península norte-coreana desnuclearizada.

O enviado norte-coreano replicou que seu país está disposto a agir com prontidão para "negociar através do diálogo para resolver os problemas".

Choe replicou que seu país está disposto a "negociar através do diálogo para resolver os problemas" com prontidão.

A reunião de Choe com Xi acontece dois dias de encontros de alto nível do enviado norte-coreano, primeiro alto funcionário que visita Pequim desde agosto passado e primeiro emissário direto de Kim, que chegou a Pequim com a aparente missão de reatar contatos após o esfriamento das relações entre os dois vizinhos e aliados.

Choe, general de quatro estrelas e diretor do Birô Político do Exército Popular norte-coreano, também se reuniu com Fan Changlong, vice-presidente da Comissão Militar Central, o principal órgão do Exército chinês.

*Matéria atualizada às 10h18

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteÁsiaChinaDiplomacia

Mais de Mundo

Acordo com Mercosul será firmado em 20 de dezembro, diz chefe da UE a Lula

Após vitória de Mamdani, Trump diz que EUA devem escolher 'entre comunismo e bom senso'

China suspende tarifas sobre produtos dos EUA após avanço em diálogo comercial

Milei autoriza compra e posse de fuzis semiautomáticos por argentinos