Mundo

Equador diz que não existe alerta de tsunami

Instituto Oceanográfico da Armada informou que "não existe alerta de tsunami" para o país, apesar de minutos atrás ter advertido para essa possibilidade


	Bandeira do Equador: Inocar esclareceu que o alerta de tsunami foi gerado no litoral chileno, mas não vai afetar o Equador
 (Dan Kitwood)

Bandeira do Equador: Inocar esclareceu que o alerta de tsunami foi gerado no litoral chileno, mas não vai afetar o Equador (Dan Kitwood)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2014 às 23h48.

Quito - O Instituto Oceanográfico da Armada (Inocar) do Equador informou que "não existe alerta de tsunami" para o país, apesar de minutos atrás ter advertido para essa possibilidade como consequência de um terremoto registrado no mar, no norte do Chile, de magnitude 8,2 graus na escala Richter.

O Inocar esclareceu que o alerta de tsunami foi gerado no litoral chileno, mas não vai afetar o Equador.

"O abalo sísmico gerado no litoral do Chile de magnitude 8,2, às 18h47 hora local em 1º de abril de 2014, nas coordenadas 19,8 Sul e 70,8 Oeste gerou um alerta de tsunami no Chile. São esperadas perturbações do nível do mar de 10 cm na costa (do Equador), enquanto nas ilhas (Galápagos) podem chegar a 50 cm. O evento é esperado em maré baixa", disse o Inocar.

No entanto, a Secretaria Nacional de Gestão de Riscos (SNGR) anunciou minutos antes pela mesma rede que declarava "alerta vermelho no litoral equatoriano".

O próprio presidente do país, Rafael Correa, tinha confirmado em sua conta no Twitter o "forte terremoto no mar do Chile" e que "o INOCAR emitiu alerta de tsunami".

No entanto, depois ele esclareceu que o Instituto Oceanográfico da Marinha mudou de "alerta vermelho (evacuação) para o amarelo", de precaução.

Uma fonte do Instituto Geofísico (IG) afirmou à Agência Efe que o terremoto ocorrido no norte do Chile tem "características de tsunami".

O tremor ocorreu, acrescentou Liliana Troncoso, do IG, na chamada "zona de subdução", onde se chocam as placas de Nazca e a continental sul-americana.

O terremoto é de "de grande magnitude", mas no Equador "não sentimos" esse abalo, acrescentou, explicando que o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (Pacific Tsunami Warning Center) advertiu que esse fenômeno poderia ocorrer e afetar as costas de Chile, Peru e Equador.

O terremoto que sacudiu o norte do Chile foi sentido também no Peru, na cidade de Tacna, e nas regiões vizinhas de Moquegua e Arequipa, informaram fontes sismológicas peruanas.

Atualizado às 23h44min do mesmo dia, com nova declaração da marinha equatoriana.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisTerremotosChileEquadorTsunami

Mais de Mundo

Trump renova pedido de demissão de Lisa Cook, diretora do Fed

Suposto assassino de Kirk 'não está cooperando' nem confessou, diz governador de Utah

Devemos agir de acordo com o pensamento da 'Geração Z', diz nova primeira-ministra do Nepal

EUA e China retomam negociações em Madri com impasse sobre tarifas e futuro do TikTok