Mundo

Equador revela sedes de diálogos de paz entre Bogotá e ELN

"Nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, se realizará um ato formal de instalação da fase pública, na Capela do Homem"

ELN: o ELN designou como chefe de sua delegação de paz Pablo Beltrán (AFP)

ELN: o ELN designou como chefe de sua delegação de paz Pablo Beltrán (AFP)

A

AFP

Publicado em 24 de outubro de 2016 às 22h13.

A Capela do Homem, em Quito, e uma fazenda jesuíta nos arredores da capital equatoriana serão as sedes dos diálogos de paz entre o governo da Colômbia e a guerrilha do ELN, revelou nesta segunda-feira o chanceler do Equador.

"Nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, se realizará um ato formal de instalação da fase pública, na Capela do Homem", que abriga a maior parte das obras do artista Oswaldo Guayasamín, declarou à imprensa o chanceler Guillaume Long.

O ministro acrescentou que "em 3 de novembro se iniciará a primeira rodada de diálogo em Cashapamba, a casa cedida pela Pontifícia Universidade Católica do Equador no vale de Los Chillos", com duração prevista de 45 dias.

No que foi a fazenda Cashapamba, 25 km a leste de Quito, hoje funciona um clube que conta com áreas verdes, piscina, ginásio e quadras esportivas, e que é utilizado para atos acadêmicos e de capacitação por parte desta universidade jesuíta.

O Equador, anfitrião dos diálogos com o Exército de Libertação Nacional (ELN, guevarista), segue atuando segundo o previsto, apesar de o início das negociações públicas estar vinculado a libertação - "são e salvo" - do ex-congressista Odín Sánchez, em poder dos rebeldes desde abril passado.

"Até o momento se mantém a vontade das partes de inaugurar, no dia 27, a primeira mesa de diálogo e de se sentar para negociar a partir da próxima semana", declarou Long.

Segundo o chanceler, o ELN designou como chefe de sua delegação de paz Pablo Beltrán, que firmou o acordo de diálogo anunciado em março e confirmado há duas semanas, enquanto o governo terá o ex-ministro Juan Camilo Restrepo, nomeado no domingo pelo presidente Juan Manuel Santos.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaEquadorNegociações

Mais de Mundo

Trump adia o aumento de tarifas para o México por 90 dias

Tarifas de Trump enfrentam teste na Justiça antes do prazo final de 1º de agosto

Trump anuncia acordo com Coreia do Sul para reduzir tarifa de 25% para 15%

Canadá anuncia intenção de reconhecer o Estado palestino em setembro