Mundo

Espanha nega ter pedido ajuda ao FMI

Madri - A primeira vice-presidente do Governo da Espanha, María Teresa Fernández de la Vega, assegurou hoje que a economia nacional voltará a crescer e negou que seu país tenha pedido ajuda econômica ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Durante a entrevista coletiva após o habitual Conselho de Ministros das sextas-feiras, María Teresa negou "absolutamente" o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2010 às 14h03.

Madri - A primeira vice-presidente do Governo da Espanha, María Teresa Fernández de la Vega, assegurou hoje que a economia nacional voltará a crescer e negou que seu país tenha pedido ajuda econômica ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Durante a entrevista coletiva após o habitual Conselho de Ministros das sextas-feiras, María Teresa negou "absolutamente" o rumor de um possível apoio do FMI.

Além disso, assegurou que a reunião que o presidente do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, manteve hoje em Madri com o economista-chefe do Fundo, Olivier Blanchard, foi apenas uma "cortesia".

A vice-presidente reiterou que não há "nenhum pedido da Espanha ao FMI", e reforçou uma mensagem de confiança sobre a solvência do sistema econômico nacional.

Ela mostrou confiança de que o PIB voltará a crescer e que a economia nacional criará emprego, mas sem ajuda externa.

A agência de qualificação de risco Moody's pôs na quarta-feira em vigilância a nota da dívida espanhola, ante a possibilidade de rebaixamento, pela piora das perspectivas de crescimento econômico e a dificuldade de Madri alcançar seus objetivos fiscais.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsEspanhaEmpréstimosFMI

Mais de Mundo

AtlasIntel: Candidata do Partido Comunista lidera eleição no Chile

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão